Cuiabá, 26 de Abril de 2024

RADAR NEWS Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 15:52 - A | A

03 de Abril de 2018, 15h:52 - A | A

RADAR NEWS / DESVIOS NO DETRAN

Deputado não é encontrado para depor e novas audiências são remarcadas

Da Redação



baiano.jpg

 

O deputado estadual Baiano Filho (PSDB) não foi encontrado por oficiais de Justiça que iria depor nesta terça (3), em oitiva relativa operação Bereré, que apura esquema de desvios de recursos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

 

A audiência estava marcada para às 10 horas no Ministério Público Estadual (MPE). O deputado não foi localizado na sua residência e nem no gabinete na Assembleia Legislativa (ALMT).

 

De acordo com a assessoria de imprensa de Baiano Filho, ele sequer havia sido notificado sobre a necessidade de ida até o Gaeco. O MPE informou que há quatro dias tenta encontrar o deputado. O advogado Antonio Costa também seria ouvido, porém audiência foi remarcada. A data ainda não foi confirmada.

 

O deputado estadual Romoaldo Júnior (MDB) afirmou durante oitiva que não tem nenhum envolvimento na fraude que desviou recursos dos cofres públicos. Ele é um dos investigados na operação. “Nunca nem passei nem perto do Detran, só fui lá para fazer carteira de motorista. Tanto que me dispus a vir o mais rápido possível até para esclarecer. Não tenho nada a ver com essa história. Só fiquei sabendo desse cheque agora. Até o próprio Gaeco sabe que não estamos envolvidos nisso”, disse o parlamentar a imprensa ao chegar na sede do Ministério Público. 

 

O deputado é investigado por um cheque no valor de R$ 33 mil que foi repassado ao seu chefe de gabinete, Valdemir Leite da Silva. Em depoimento ao Gaeco, o servidor da Assembleia Legislativa confirmou ter trocado um cheque do empresário Rafael Yamada Torres, sócio da Trimec Construções e Terraplanagem. Rafael é apontado como uma das pessoas responsáveis pela lavagem do dinheiro desviado.

 

O esquema apurado na Bereré aponta que parte dos valores repassados pelas financeiras à EIG Mercados por conta do contrato com o Detran retornava como propina a políticos, dinheiro esse que era “lavado” pela Santos Treinamento – parceira da EIG no contrato - e por servidores da Assembleia, parentes e amigos dos investigados. Os crimes foram revelados na delação do ex-presidente do Detran-MT, Teodoro Lopes, o “Dóia”, e nas delações do ex-governador Silval Barbosa e de seu irmão, Antonio Barbosa.

 

Já o deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, prestou depoimento nesta segunda (2). O deputado explicou à promotoria que o cheque tinha o valor de R$ 1 mil e teria sido entregue por uma factoring, como parte do dinheiro emprestado. "Quem não deve não teme. Não estou nem um pouco preocupado com algo que eu não tenho nada a ver", disse.

 

Também estava agendado o depoimento do ex-deputado federal, Pedro Henry, no entanto ele não compareceu e a data será remarcada. Henry é citado como beneficiário do dinheiro da propina e integrante do núcleo de liderança do esquema criminoso, e teria a função de influenciar os órgãos integrantes do sistema nacional de trânsito, para adotar medidas que afetariam diretamente o Detran, para aumentar o lucro do desvio de dinheiro.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia