Cuiabá, 13 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019, 17:57 - A | A

18 de Fevereiro de 2019, 17h:57 - A | A

POLÍTICA / VAGA AO TCE

Ulysses protocola indicação de Calmon na Assembleia

Luanna Valentim
Da Redação



Reprodução/Web

Ulysses Moraes

 

O deputado estadual Ulysses Moraes (DC) indicou nesta terca-feira (16), junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o juiz de Várzea Grande, Eduardo Calmon, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

O parlamentar encaminhou o requerimeto de indicação às 15h31 desta terça, ao presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM).

Calmon já estava sendo cogitado como possível indicação, após se reunir com o deputado Elizeu Nascimento (DC).

Vaga ao TCE

A vaga estava subjudice desde 2014 e foi ‘destravada’ pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, no dia 31 de janeiro. Agora caberá a Assembleia Legislativa fazer a indicação do nome para depois o governador Mauro Mendes (DEM) possa assinar o ato.

Diante disso, Botelho abriu na sessão do último dia 12, o processo de indicação dos nomes em 48h. Porém, na última quinta-feira (14), o democrata resolveu atender a um requerimento apresentado pela deputada Janaina Riva (MDB) – com várias assinaturas – que pediu a prorrogação desse prazo para a próxima terça-feira (19).

Cada parlamentar tem direito a indicar um nome para que seja colocado em votação, que será secreta.

Para disputar a vaga no TCE, está confirmado o deputado Guilherme Maluf (PSDB) que, segundo fontes, já possui 10 assinaturas por indicação de Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

Após o Tribunal de Justiça tornar, por unanimidade, Maluf réu na ação originada da operação Rêmora, na noite desta quinta-feira (14), Max Russi acabou se fortalecendo na corrida pela cadeira no TCE.

Maluf foi citado na delação de seu primo, Alan Malouf, por supostamente ter participado de um esquema que desviou milhões da Secretaria de Estado de Educação, na campanha eleitoral do ex-governador Pedro Taques (PSDB), em 2014. O esquema foi investigado pela operação Rêmora, deflagrada em 2016, pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado.

O deputado Sílvio Fávero (PSL) confirmou que o deputado Max Russi (PSD) já possui 13 assinaturas para indicação do bloco governista à vaga de conselheiro

o deputado Wilson Santos (PSDB) já declarou que pretende indicar o nome do contador Luiz Mário de Barros, ex-controlador-geral de Cuiabá.

Sebastião Rezende deve indicar a si mesmo para a disputa.

Ainda há o nome do juiz eleitoral de Sinop, Mirko Giannotte, que conforme os bastidores, seria uma indicação do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

O prazo final para as indicações à vaga do TCE, já estendido, é às 19h30 desta terça-feira (19), na sessão ordinária da AL.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Anexos

Comente esta notícia