Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018, 09:44 - A | A

23 de Novembro de 2018, 09h:44 - A | A

POLÍTICA / NESTA SEXTA

TCE lança sistema para fiscalizar 100% das compras públicas

Da Redação



(Foto: Thiago Bergamasco)

presidente tce goncaço neto .jpg

 

Nesta sexta-feira(23) será lançado pelo Tribunal de Contas o sistema Radar de Controle Público. Um ferramenta poderosa para acompanhamento, fiscalização e a transparência de compras efetuadas pelas instituições públicas municipais e do Estado.

 

O primeiro módulo do sistema desenvolvido pelo TCE - o módulo Módulo Compras Públicas - será oficialmente apresentado aos órgãos de controle, com quem a Casa faz parceria. Ele reúne informações de preços praticados para todos os itens de todas as mais de 15 mil licitações homologadas em 2017 e 2018. 

 

A ferramenta oferece a variação de preço pago por material/produto e serviço, quem comprou e quem vendeu. Ainda vai emitir alertas para a fiscalização quando um preço destoar da média. Ao mesmo tempo, o Radar oferecerá a opção de 23 filtros para pesquisa aberta. Estará disponível no endereço www.tce.mt.gov.br.

 

Este módulo foi inicialmente apresentado para o corpo técnico da Corte em 24 de outubro pelo presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto, quando foram realizados vários exercícios de filtragem tomando como exemplo o medicamento paracetamol. Ele foi adquirido por órgãos públicos com preço que variou de R$ 0,4 a R$ 0,18 centavos. Foi mostrada qual unidade gestora pagou o menor preço, qual pagou o maior preço, o nome das empresas fornecedoras do menor e maior preço. Também foi exercitado pesquisa sobre a relação de fornecedores que mais atendem aos órgãos públicos, seja no geral, seja por município ou unidade.

 

O desenvolvimento do Radar de Controle Público foi iniciado em 2016, na gestão do conselheiro Antonio Joaquim e prosseguiu na gestão do conselheiro Domingos Neto. que assegura que o sistema vai garantir um verdadeiro salto em nível de fiscalização. 'E, ao mesmo tempo, potencializará substancialmente os controle externo, interno e social. O salto na fiscalização poderá ser medido pelo que ocorreu em 2016: o TCE avaliou por amostragem apenas 2 mil das 7 mil licitações homologadas. Com o Radar, chegará a 100%'.

 

O Radar de Controle Público tem outra variável muito importante, o componente banco de preços públicos, organizado por classe, grupo e tipo de material/produto ou serviço, inclusive com evolução histórica de preços praticados. Por ele, as unidades gestoras poderão adotar os preços referenciais ao elaborar os Termos de Referência que instruem os procedimentos licitatórios. Isso tenderá a reduzir custos nas compras, gerando economia para o erário. Mas também vai flagrar as unidades gestoras que não registram no TCE licitações já realizadas. 

 

O procedimento licitatório tem que ser informado ao TCE desde o lançamento do edital.

 

O módulo Compras Públicas ainda não contempla preços praticados em obras e serviços de engenharia, mas conforme a previsão da área de desenvolvimento, este será o próximo passo imediato a ser dado.

 

Também ao longo de 2019, outros módulos já em desenvolvimento do Radar de Controle Público deverão ser lançados. Um deles será o Módulo Editais, um robô que fará a varredura nos textos de todos os editais, em busca de indícios de irregularidades antes da realização das licitações. Outro, o Módulo Cidadão, com indicadores de desempenho das unidades gestoras a partir de informações das prestações de contas. Também, o Módulo Diário Oficial, com coletas eletrônicas de informações de compras a partir de pesquisas em publicações oficiais. E, ainda, o Módulo Controle Público, com painel de indicadores para análises descritivas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia