Cuiabá, 08 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 10 de Março de 2022, 15:01 - A | A

10 de Março de 2022, 15h:01 - A | A

POLÍTICA / APÓS POLÊMICA

Projeto do ‘Dia do Orgulho Hétero’ é reprovado; apenas 2 vereadores votaram a favor

Thays Amorim
Única News



O polêmico Projeto de Lei (PL) que pretendia instituir o ‘Dia do Orgulho Hétero’ no calendário Oficial de Cuiabá foi reprovado na sessão desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Cuiabá. Apenas dois parlamentares votaram pela aprovação da proposta – o vereador Tenente-coronel Paccola (Cidadania), autor da medida, e o vereador Adevair Cabral (PTB).

Se abstiveram de votar a proposta o vereador Juca do Guaraná (MDB), Dr. Luiz Fernando (Republicanos) e Wilson Kero Kero (Podemos). O parlamentar Dídimo Vovô não votou a proposta.

No plenário, Paccola citou uma suposta “sustentação judaico-cristã” e afirmou que o seu projeto não tinha como objetivo ferir minorias.

“Gostaria de pedir a todos os parlamentares aqui presentes que observassem em especial ao projeto e a justificativa dele. Eu faço questão, [...] esse projeto em momento algum teve ou tem intuito de desmerecer a luta das minorias, sejam elas quaisquer. [...] Eu falo que essa luta não pode ser para que gere mais antagonismo ou ódio entre as pessoas”, afirmou.

O parlamentar tentou justificar a medida polêmica e disse que ao não ter orgulho em ser hétero, a sociedade passa a ter vergonha e “começa a desconstruir aquilo que é o alicerce da sociedade, um bem chamado família”.

Apesar do apelo, Paccola não conseguiu fazer com que o projeto fosse aprovado. O vereador Robson Crimeia (PT), suplente da vereadora Edna Sampaio (PT), utilizou o plenário para classificar a medida como descabida, em comemoração a um dia de um grupo que não sofre violência e é maioria na sociedade.

O PL havia sido aprovado em primeira votação em dezembro do ano passado. A proposta chamou atenção e repercutiu negativamente em diversos veículos de comunicação, inclusive nacionais. Anteriormente, a proposta havia sido aprovada por quase unanimidade – apenas a vereadora Edna havia votado contra.

LEIA MAIS: “Dia do Orgulho Hétero” é aprovado por vereadores de Cuiabá; segue para 2ª votação

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia