Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018, 13:51 - A | A

20 de Fevereiro de 2018, 13h:51 - A | A

POLÍTICA / ENXADRISTAS DA POLÍTICA

Pivetta é cotado para disputar governo e Maggi abre mão de Senatória por ministério

Marisa Batalha



(Foto: Reprodução)

pivetta e maggi 2.jpg

 

Duas informações antagônicas nesta segunda-feira (19), podem ter surpreendido os eleitores, pois definitivamente mudam as peças do tabuleiro de xadrez político de Mato Grosso. A primeira dando conta que o ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi (PP), teria aceitado o convite do presidente emedebista, Michel Temer e vai continuar no ministério, abrindo mão de uma reeleição garantida para o Senado da República. E a outra de que Otaviano Pivetta, o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, poderá disputar a Governadoria. 

 

As informações sobre Maggi foram dadas pelo senador republicano, Cidinho Santos, que ocupa a vaga de Blairo no Senado. E de acordo com ele, o ex-governador teria reunido a família e amigos neste último domingo (25), para comunicar que não disputará as eleições de 2018. E que o ministro progressista já pretendia deixar a vida pública e que comunicaria o fato antes do dia 31 de março, data limite para que ele se descompatibilizasse do ministério.

 

No entanto, optou em antecipar sua decisão sob a justificativa de que estaria cansado da vida política mas, sobretudo, teria aceitado os conselhos da família para deixar a vida pública e cuidar da empresa.

 

Junto com a esposa Terezinha, Blairo ainda convidou para bater o martelo sobre seu destino político, o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), o deputado federal Adilton Sachetti (PSB), o primo Eraí Maggi e o empresário Mauro Carvalho, além de Cidinho. O governador tucano Pedro Taques e o ex-prefeito de Cuiabá, o socialista Mauro Mendes também teriam sido comunicados da decisão de Maggi.

 

Já as informações sobre a possível disposição do ex-deputado e ex-prefeito Otaviano Pivetta de disputar, este ano, o comando do Palácio Paiaguás foi por meio de um áudio gravado na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, na noite desta última segunda.

 

Da tribuna da Câmara, o vereador Airton Callai (PSB) revelou, em pronunciamento, que este ano ele não iria de ‘Taques nem de ônibus, nem de charrete (…)'. E que a pedido de muitos, após várias reuniões realizadas em Cuiabá e em Lucas, a decisão do grupo político era de lançar Pivetta para disputar o governo do Estado.

 

Callai ainda diz em seu pronunciamento que gasta-se mal na saúde, que sabe-se que muitas pessoas têm morrido nas filas dos hospitais, sem falar em milhares de crianças fora das escolas de Mato Grosso e que  Pivetta seria a alternativa para mudar este estado de coisas.

 

Em trecho do pronunciamento gravado e entregue para vários jornalistas, inclusive, alguns da capital, Callai diz que em se falando de 'eleições, precisamos de nomes de cidadãos que são desmamados no tempo certo!. Alguém que assuma o Estado e o coloque nos eixos. Que tenha coragem de cortar alguns profissionais que vivem agarrados nas tetas do governo (...)'.

 

O nome do megaempresário do agronegócio já foi cotado para esta disputa. Mas, até pelo vínculo de amizade, Pivetta foi inúmeras vezes cotado para encabeçar uma chapa com o ex-prefeito da Capital, Mauro Mendes.

 

Como agora em janeiro quando, aliás, várias matérias foram veiculadas em sites e jornais, sobre a possibilidade desta articulação virar realidade. Reeditando a mesma chapa que disputou o Palácio Paiaguás - Mauro e Pivetta de vice -, em 2010, quando o vitorioso acabou sendo o ex-governador Silval Barbosa (MDB).

 

Mauro e Pivetta foram os coordenadores políticos das bem sucedidas eleições de Taques ao Senado e depois ao Governo do Estado em 2014. Se as articulações forem bem sucedidas, podem  se tornar opositores ao tucano. Taques nega veemente esta possibilidade: ter os dois como opositores, mesmo que em entrevistas recentes, Mauro tenha dito que seu compromisso com o tucano seria até 2018. Mas ninguém na política descarta que a amizade do trio, possa acabar falando mais alto

 

E ainda - como em política tudo tem a rapidez de uma ventania -, nesta terça-feira (20), o deputado estadual Zeca Viana, teria sido lançado por seu partido, o mesmo de Pivetta, o PDT, para se opor à reeleição de Taques e ser a cabeça de chapa da legenda. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia