Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017, 10:28 - A | A

11 de Outubro de 2017, 10h:28 - A | A

POLÍTICA / OPERAÇÃO ESDRAS

Para livrar esposa, Lesco assume culpa por coagir PM no caso dos grampos

Da Redação



(Foto: Reprodução)

delegado Flávio Stringuetta.jpg

 

O coronel da Polícia Militar, Evandro Lesco, confessou ter planejado sozinho o esquema para gravar o desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, para afastá-lo das investigações das interceptações telefônicas no âmbito da Polícia Militar e Civil. Lesco fez a confissão durante depoimento na terça-feira (11), aos delegados Flávio Stringueta e Ana Cristina Feldner.

 

Lesco afirmou que a confissão da trama, no entanto, foi apenas para livrar a esposa, a personal trainer, Helen Lesco, da prisão. Os dois estão detidos desde o dia 27 de setembro por determinação de Perri, sob a alegação de obstrução da Justiça e interferência na investigação dos grampos, que acabou sendo desencadeada durante a deflagração da Operação Esdras.

 

“O coronel confessou todos os fatos a ele atribuídos na Operação Esdras, numa tentativa de livrar da cadeia a Helen. Não acrescentou nada e ainda a estratégia não convenceu. O que ele confessou já está plenamente confirmado nos autos”, declarou o delegado Stringueta.

 

Durante a entrevista, Stringueta também pontuou que a estratégia adotada pelo casal, em que Helen fazia foi apenas para cumprir ‘ordens do marido’ em uma obediência hierárquica.

 

“Por ser marido e militar, ela fez o que ele pedia, o que para ela era mandar”, relatou.

 

O casal ganhou o direito de ser reinterrogado depois do pedido do advogado Stalyn Paniago, já que no primeiro depoimento tanto Helen quanto Lesco decidiram ficar em silêncio. As audiências duraram pelo menos quatro horas.

 

Acusação

Lesco e Helen foram acusados de coagir o escrivão do Inquérito Policial Militar (IPM), tenente-coronel José Henrique Soares, que investiga o caso na PM, para que ele gravasse Perri e repasse todas as informações privilegiadas sobre o andamento da investigação.

 

Com isso, uma câmera espiã chegou a ser acoplada à farda se Soares para que todas as filmagens fossem gravadas na tentativa de serem usadas contra o desembargador.

 

Porém, o tenente-coronel entregou todos os equipamentos aos delegados e testemunhou contra os envolvidos.

 

Nesta quarta-feira (11), Perri determinou a transferência de Lesco do 3º Batalhão da PM para a sede da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), localizado no bairro Dom Aquino, pois Lesco foi flagrado fazendo compras em uma farmácia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia