Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018, 09:06 - A | A

22 de Fevereiro de 2018, 09h:06 - A | A

POLÍTICA / EM FASE DE CONCLUSÃO

Obras na Salgadeira voltam a ser inspecionadas pelo MP, Judiciário e Governo

Da Redação



(Foto: Secid-MT)

secretário - INSPEÇÃO JUDICIAL - SALGADEIRA 2.jpg

 

O juiz Rodrigo Curvo, da Vara do Meio Ambiente e o promotor Marcelo Vacchiano, da 15ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, vistoriaram pela segunda vez, as obras de revitalização do Complexo Turístico da Salgadeira, na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).  A visita é denominada de Inspeção Judicial, compõe o conjunto de determinações instituídas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Governo e o Ministério Público Estadual, com homologação do poder Judiciário, para retomada das obras no local. A Salgadeira ficou interditada por sete anos.

 

A inspeção ocorreu nesta última quarta-feira (21) e foi acompanhada pelo secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, e o adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro. E de acordo com o magistrado Rodrigo Curvo, a vistoria é uma condição estabelecida no TAC e tem como objetivo dar ao Ministério Público mais instrumentos para acompanhar o acordo firmado com o Estado. 

 

“A inspeção é um ato da ação civil pública que gerou o TAC. O objetivo foi plenamente atingido: que as partes envolvidas e os técnicos acompanhem no local da obra o desenvolvimento dos trabalhos. O objetivo maior é permitir que o MP tenha condições de avaliar tudo que foi previsto no Termo”.

 

Para Wilson Santos, secretário de Estado das Cidades, o retorno dos trabalhos no Complexo Turístico, faz parte de um conjunto de esforços entre o Judiciário, MPE e governo. 'Retomamos as obras e estamos na fase final desse importante ponto turístico de Cuiabá. Por isso, é de extrema importância visitas como essas'.

 

Também o promotor Marcelo Vacchiano avaliou positivamente o andamento e qualidade dos trabalhos executados. Ainda, conforme o representante do Ministério Público Estadual, os serviços estão dentro do prazo, conforme as medições encaminhadas e avaliadas pela equipe de engenharia do MP. 

 

Também acompanharam a vistoria na Salgadeira, representantes da Procuradoria Geral de Mato Grosso (PGE-MT), da empresa Concremax Concreto e Engenharia LTDA, responsável pelos trabalhos no local, e a equipe técnica de engenheiros e advogados das pastas estaduais.

 

Obra

 

Os trabalhos para a recuperação da Salgadeira já somam com 120 dias em andamento. A revitalização do espaço já apresenta 85% de execução, entrando na fase de finalização do estacionamento, da implantação dos 560 metros de trilhas, estação de tratamento de esgoto, paisagismo, forro, pintura e demais acabamentos nas edificações. O custo total da obra é de R$ 12,6 milhões.

 

Gestão

 

Paralelo ao trabalho de reconstrução do espaço, a equipe da Secretaria Adjunta de Turismo trabalha para identificar a melhor plataforma de realizar a gestão do uso do local após o término das obras, conforme conta secretário Luiz Carlos Nigro. “Estamos trabalhando para termos, já na inauguração, a empresa que irá fazer a gestão do complexo e do restaurante. E da mesma maneira do Centro de Interpretação Ambiental, que será uma espécie de mini-museu, que contará a história da Chapada dos Guimarães. Esse é um compromisso do governador Pedro Taques, que está sendo entregue à população”, explicou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia