Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 05 de Março de 2017, 19:33 - A | A

05 de Março de 2017, 19h:33 - A | A

POLÍTICA / FASE DE TESTE

Motorista que invadir faixa para ônibus será multado em Cuiabá, avisa prefeito

Medida educativa visa conscientizar cidadão sobre utilização de faixa na Capital

Da Redação



(Foto: Secom/Prefeitura)

prefeito emanuel pinheiro.jpg

 

O prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), utilizou de suas redes sociais na noite deste domingo (05), para comunicar que a partir desta segunda-feira (06) novas mudanças estão previstas para o trânsito da Capital. Nesse sentido, passa a valer a aplicação de multas nos motoristas que invadirem a pista exclusiva para ônibus.

 

“Ficou definido que nos próximos 120 dias os infratores serão notificados, para conhecimento da infração, ainda sem a aplicação da multa devida. Neste mesmo período a equipe de comunicação trabalhará a difusão da informação sobre o sistema de forma amplificada”, diz parte do trecho da fala de Emanuel.

                                                             

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, as frotas de ônibus têm enfrentado dificuldades para cumprir seus respectivos itinerários com celeridade. Com outros automóveis utilizando o espaço reservado para os usuários do transporte público, as viagens tem se tornado mais longas, prejudicando a qualidade do serviço.

 

“Nosso propósito não é multar o motorista cuiabano, não foi para isso que a Central de Monitoramento foi implantada. O que a Prefeitura de Cuiabá quer é conferir maior presteza no trânsito da cidade. As faixas exclusivas foram criadas com a missão de deixar o caminho livre para que os ônibus circulem com mais rapidez. No entanto, quando todos passam a usar o mesmo espaço sem autorização, o trabalho desenvolvido pelos motoristas – que consiste em levar o usuário ao seu destino em tempo hábil – fica comprometido”, afirma. 

 

Viagens mais longas prejudicam a vida daqueles que fazem deste transporte seu principal meio de locomoção diário. Com uma média de 70 passageiros por veículo e cerca de cinco milhões de pessoas que usam o serviço mensalmente na Capital, o ritmo de trabalho das frotas de ônibus é intenso e o passageiro precisa ser colocado como prioridade, conforme pontua Antenor.

 

“Tudo que estiver ao nosso alcance para tornar a viagem dos passageiros mais confortável e agradável, nós faremos. Sabemos que o transporte ainda não está em seu estágio ideal, mas também reafirmamos que a qualidade do serviço consiste em um conjunto de aspectos e a agilidade na condução dos usuários é essencial para que as viagens sejam menos exaustivas, tanto para eles, como para os próprios motoristas”, concluiu.

 

Futuramente, as avenidas Fernando Corrêa e Getúlio Vargas também passarão pela fiscalização mediante a Central de Monitoramento.

 

Veja na íntegra a publicação do prefeito:

 

Venho aqui pontuar uma situação que afeta enorme parcela da coletividade e reiterar que a nossa gestão na Prefeitura de Cuiabá sempre será pautada pelo diálogo, pelo bom senso e pelo interesse público.

 

Muitos de vocês devem ter tomado conhecimento da notícia que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, começará nesta segunda-feira (6) a aplicar multas aos condutores de veículos que infringirem a faixa dedicada exclusivamente para os ônibus do transporte coletivo. E que para tal efeito utilizará as imagens das câmeras da Central de Monitoramento da SEMOB.

 

Percebi um grande ruído de comunicação neste episódio, que precisa ser esclarecido. Vou pontuar os fatos e depois anunciar minha decisão:

 

A Central de Monitoramento da Prefeitura de Cuiabá já era prevista para 2014, mas passou a funcionar efetivamente em 2015, dotada de 32 modernas câmeras, capazes de registrar ocorrências nas principais vias públicas da região Central da cidade. Ela não apenas monitora o trânsito, como auxilia a segurança pública e a Justiça nos casos de sinistro. É uma ferramenta tecnológica moderna que existe nas principais cidades do país e do mundo, capaz de potencializar o trabalho dos agentes públicos de trânsito.

 

A Prefeitura iniciou neste ano a implantação da faixa exclusiva para ônibus. Uma medida necessária para melhorar o fluxo do trânsito, reduzir o tempo médio de cada viagem, melhorar a eficiência do serviço e garantir o equilíbrio econômico financeiro do sistema, cuja tarifa eu decidi congelar por um ano para inverter um ciclo vicioso que perdurava há anos, onde aplicava-se o aumento na tarifa sem a devida contrapartida na melhoria do serviço. A faixa exclusiva é melhoria no serviço e um ganho para o sistema e para os usuários.

 

Diante disso os dirigentes da SEMOB vêm alertando desde o início de fevereiro que agora em março passariam a notificar os motoristas infratores. A medida visa defender o respeito à faixa exclusiva para ônibus. A legislação já prevê aplicação de multa e outras sanções, inclusive admite a utilização dos meios eletrônicos da Central de Monitoramento em auxílio ao agente de trânsito (amarelinho).

 

Entretanto, mesmo havendo previsão legal para a punição dos infratores, entendo que não promovemos previamente uma ampla campanha educativa e de esclarecimento ao público.

 

Como a regra da nossa gestão é o trânsito humanizado focando a "indústria da vida" e não a "indústria da multa", determinei a equipe da SEMOB a necessidade de ampliar a comunicação e se utilizar de medidas educativas antes de qualquer aplicação das sanções legais.

 

Ficou definido que nos próximos 120 dias os infratores serão notificados, para conhecimento da infração, ainda sem a aplicação da multa devida. Neste mesmo período a equipe de comunicação trabalhará a difusão da informação sobre o sistema de forma amplificada.

 

Vamos promover uma ampla campanha educativa, de informação, orientação, conscientização, divulgação da faixa exclusiva para ônibus e também monitorar o comportamento dos condutores.

 

Reitero aquilo que afirmei nas ruas e praças de Cuiabá durante a campanha eleitoral. Jamais a nossa gestão irá tomar medidas "goela abaixo" e sem uma ampla discussão com a sociedade. Fui eleito para melhorar a vida das pessoas.

 

Vamos investir na educação e na conscientização, mas não vacilaremos na defesa daquilo que é o melhor para o conjunto da sociedade. Respeito à faixa exclusiva dos ônibus. Essa é a regra para todos nós.

 

Um abraço a todos, que tenham um bom final de domingo e uma abençoada semana”.

 

Leia também: http://www.unicanews.com.br/politica/de-olho-na-reducao-de-acidentes-senador-quer-premiar-motoristas-sem-infracoes-de-transito/10436

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia