Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 20 de Maio de 2018, 08:44 - A | A

20 de Maio de 2018, 08h:44 - A | A

POLÍTICA / VOICE PESQUISA

Mauro lidera com quase 20% a corrida ao Paiaguás, Taques aparece em 2º lugar

Da Redação



(Foto: Reprodução)

Mauro e Taques miguxos

 

Com a abertura da temporada das eleições e com os jogos políticos sendo colocados - minuciosamente - em prática e com muitas críticas e farpas trocadas, em particular, pelo ex-aliados do governador tucano Pedro Taques, o clima promete  esquentar.

 

Críticas que comumente têm sido feitas pelo ex-prefeito de Cuiabá, o democrata Mauro Mendes, acompanhado dos amigos de longa jornada e ex-apoiadores do gestor tucano, o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta e do deputado estadual Zeca Viana (ambos do PDT).

 

Um clima de animosidade que promete esquentar com a veiculação das pesquisas de opinião, que mostram a determimação e o desejo do eleitor, na hora de escolher um nome nas urnas, nestas eleiçoes. 

 

Dentro deste jogo a veiculação na noite deste último sábado, da primeira rodada de pesquisa realizada em Mato Grosso pelo Instituto Voice Pesquisas - no MidiaNews -, mostra o pré-candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes (DEM) - já como esperado -, liderando a corrida ao Palácio Paiaguás.

 

O democrata cravou 19,5% na modalidade estimulada, quando o entrevistador apresenta uma relação de nomes ao eleitor para que ele escolha. 

 

Mendes é seguido pelo chefe do Executivo estadual, Pedro Taques(PSDB), com 16,1% das intenções. Em seguida, no 3º lugar aparece o senador Wellington Fagundes (PR), com 11,5%. Na sequência pontuam procurador Mauro (PSOL), com 6%; e o ex-prefeito Otaviano Pivetta (PDT), com 4,4%. Os votos brancos e nulos somaram 18,4%; os indecisos, 24,2%.

 

Considerando a margem de erro do estudo, que é de 3,5%, para mais ou para menos, Mendes e Taques estão empatados tecnicamente.

 

2º cenário - com Jaime e sem Mauro

  

Sem a presença do ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e colocando o ex-senador democrata Jaymme Campos como cabeça de chapa o resultado ficou assim: Taques com 18,4%; Wellington com 13,6%; Jaime com 9,2%; procurador Mauro com 8%; e Pivetta com 5,4%. Os votos em nulo somaram 19% e os indecisos 26,5%.

 

Na modalidade espontânea - quando o entrevistador não estimular o eleitor apresentando um lista de nomes, apenas pergunta em quem o eleitor irá votar -, Taques aparece em 1º lugar com 2,9%. Em seguida vem Mauro Mendes com 2,6%; Jaime Campos com 1,5%; Wellington Fagundes com 1%; Blairo Maggi e Pivetta com 0,2%; e Carlos Fávaro, juíza Selma Arruda; Nilson Leitão, Procurador Mauro e Silval Barbosa com 0,1%.

 

Nesta modalidade 80,5% dos eleitores anda estão indecisos e os os votos em branco e nulo somaram 10,2%; os que não responderam, 0,1%;.

 

O Voice Pesquisas ouviu 801 eleitores em 30 municípios de todas as regiões do Estado, entre os últimos dias 03 e 07 de maio. O levantamento foi contratado pelo próprio instituto e está registrado no TRE-MT sob o nº MT-06142/2018.  

 

Configura os gráficos

 

(Foto: MidiaNews/Gráfico)

Voice-cenário 1.jpg

 

 

(Foto: MidiaNews/Gráfico)

Voice-cenário 2.jpg

 

 

 

(Foto: MidiaNews/Gráfico)

voice-espontânea.jpg

 

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia