Cuiabá, 14 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017, 22:15 - A | A

14 de Agosto de 2017, 22h:15 - A | A

POLÍTICA / PELA 2ª VEZ

Coronel envolvido em esquema de grampos tem pedido de liberdade negado

Wellyngton Souza / Única News



(Foto: Internet)

 

Pela segunda vez, o ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, teve habeas corpus negado. Agora, pelo ministro da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas, que indeferiu pedido de soltura na tarde desta segunda (14).

 

Zaqueu Barbosa está preso desde 23 de maio por suspeita de envolvimento em um esquema de interceptações telefônicas clandestinas conhecidas como 'barriga de aluguel'.  

 

O coronel da PM já teve um pedido de soltura negado pelo desembargador Paulo da Cunha, do Tribunal de Justiça (TJMT), em maio deste ano. Ele é suspeito de ter participado do esquema, operado por policiais militares, que grampeou jornalistas, políticos, advogados e médicos, entre outras pessoas, nos anos de 2014 e 2015.

 

 

A prisão preventiva de Zaqueu foi decretada pelo juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Militar. Na decisão, o magistrado afirma que o coronel comandou a PM em 2015 e teria dado a ordem para as interceptações telefônicas clandestinas.

 

O esquema foi denunciado à Procuradoria-Geral da República pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, que foi secretário de Segurança em 2015. Ele diz que recebeu denúncia do caso naquele ano e que alertou governo estadual.

 

Segundo consta na denúncia, mais de 120 pessoas tiveram as conversas grampeadas no período em que o esquema funcionou. Entre elas políticos de oposição ao atual governo de Mato Grosso, advogados, médicos e jornalistas.

 

Os telefones foram incluídos indevidamente em uma investigação sobre tráfico de drogas que teria o envolvimento de PMs.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia