Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 11:21 - A | A

28 de Abril de 2022, 11h:21 - A | A

POLÍTICA / ESCLARECIMENTOS

Prefeitura de Cuiabá nega atrasos no pagamento de plantões e destaca credenciamento de médicos

Thays Amorim
Única News



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou uma nota nesta quinta-feira (27) negando atrasos no pagamento de plantões extras e afirmou que já existe um processo em andamento para o credenciamento de médicos para as unidades de saúde.

As informações rebatem acusações sobre supostas irregularidades nas unidades de saúde. De acordo com a prefeitura, a demora consiste em uma burocracia na execução dos plantões.

“Já em relação aos plantões extras, não há atrasos nos pagamentos. A demora consiste na burocracia de averiguação da execução dos plantões pela Coordenadoria responsável pelas Unidades, que posteriormente encaminha à gestão de pessoas, que recebem os relatórios certificados dos plantões e encaminha para processar o pagamento”, aponta, trecho da nota.

Na última quarta-feira (27), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que está preparando um processo de chamada pública para credenciamento de serviços médicos. O processo já foi disponibilizado para a análise do Conselho Municipal de Saúde e, após a aprovação, já será colocado em prática.

A ação se faz necessária por conta do cumprimento de decisão judicial que, mesmo diante da contínua baixa de profissionais existente na Capital, proíbe a Secretaria de efetuar qualquer tipo de contratação direta para preencher esse déficit.

“Prepara a realização de um processo de chamada pública para credenciamento de serviços médicos. A medida tem como objetivo suprir, de forma imediata, a necessidade apresentada pela rede pública de Cuiabá; O processo já foi disponibilizado para a análise do Conselho Municipal de Saúde e, instantaneamente, após a aprovação deve ser colocado em prática”, aponta a prefeitura.

A SMS enfatizou que o processo de concurso já está em andamento, e o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) participa das reuniões.

Em relação à segurança das unidades de saúde, a prefeitura informou que policiais militares atendem o Pronto Socorro 24h por dia. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas possuem uma viatura com policiais conveniados, que fazem ronda nas unidades.

Já sobre um suposto déficit de leitos, a Administração Municipal rebateu e disse que havia uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueada devido à falta de médico – mas que o problema já foi resolvido por meio de um termo de cooperação técnica entre a SMS e a Empresa Cuiabana.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia