Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 16:00 - A | A

15 de Dezembro de 2023, 16h:00 - A | A

POLÍTICA / DERROTA PETISTA

Medeiros garante que Lula sai enfraquecido com derrubada de vetos

Deputado diz que votações foram um “recado” do Congresso ao presidente, de que não será conivente com leis que prejudiquem os brasileiros

Ari Miranda
Única News



O deputado federal José Medeiros (PL-MT), um dos líderes do bloco de oposição na Câmara dos Deputados, classificou a derrubada de 13 vetos do Governo Federal votados nesta quinta-feira (14) no Congresso Nacional, como a maior derrota do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional desde que tomou posse, em janeiro deste ano.

Entre os vetos derrubados pelos deputados, estão o Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas, que prejudicaria diretamente produtores rurais mato-grossenses, além da desoneração da folha de 17 setores da economia.

O parlamentar disse ainda que a derrubada do veto ao projeto de lei do marco temporal de terras garantirá segurança jurídica no campo e preserva o direito à propriedade em todo o Brasil, classificando a derrubada do veto como um “recado” do Congresso ao Governo Federal, de que não admitirá que milhares de pessoas que vivem no campo sejam prejudicadas e que tenham seus direitos desrespeitados.

“Ao derrubar os vetos, o Congresso Nacional demonstrou que não está inerte ao desgoverno petista. Foi uma resposta a falta de compromisso desse governo com o povo brasileiro e com o setor produtivo”, afirmou Medeiros.

“O Congresso Nacional reagiu em defesa da segurança jurídica, da economia do nosso país e de milhares de brasileiros que poderão produzir com segurança jurídica", completou.

José Medeiros disse ainda que o marco temporal, que entrará em vigor com a derrubada do veto, estabelece que a demarcação dos territórios indígenas terá como referência a data da promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988.

Além disso, a lei também garante aos indígenas autonomia para explorarem suas reservas e permite aos estados participação efetiva no processo de demarcação.

Reprodução

colagem congressistas.png

 Na parte superior, os deputados Abílio Brunini, Coronel Fernanda e Coronel Assis. Em baixo, o senador Carlos Fávaro, a deputada Amália Barros e o senador Jayme Campos.

COMO VOTARAM

O veto do marco temporal foi derrubado na Câmara deputados com 321 votos a 137 e uma abstenção. Já no Senado, o placar foi de 53 a 19 pela rejeição. Destaque para a bancada de MT no Congresso Nacional que, com exceção do deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) votaram pela derrubada do Marco Temporal tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Já o veto da desoneração da folha foi derrubado na Câmara por 378 a 78 pela manutenção. No Senado, o resultado foi de 60 votos pela derrubada contra 13 votos.

“Derrotamos o governo Lula em nome da economia brasileira e de milhares de empregos. O desgoverno petista não trabalha e ainda quer atrapalhar a economia e inviabilizar milhares de empresas que geram renda, empregos e oportunidades. Foi uma vitória da população”, completou.

Com a desoneração, as empresas beneficiadas podem optar pelo pagamento das contribuições sociais sobre a receita bruta com alíquotas de 1% a 4,5% em vez de pagar 20% de INSS relativo aos empregados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia