Cuiabá, 07 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, 09:47 - A | A

22 de Fevereiro de 2022, 09h:47 - A | A

POLÍTICA / PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS

Janaina cobra Mauro Carvalho sobre supostas irregularidades em concurso da Sesp-MT

Thays Amorim
Única News



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) encaminhou na segunda-feira (21) um ofício ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, pedindo esclarecimentos sobre supostas irregularidades no concurso público da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que ocorreu no último domingo (20).

Janaina afirmou que recebeu, ao longo do dia, "inúmeras denúncias" como uso de celular, falta de detectores de metais, fotos de cartão de respostas circulando nas redes sociais, candidatos realizando a prova fora do horário permitido.

Outras irregularidades constam pagamento realizado sem identificação no sistema, com exclusão do candidato, problema na identificação de candidatos (ausência de coletor digitais), uso de equipamentos eletrônicos em sala e no banheiro, falta de fiscalização e fotos do local de realização de prova circulando nas redes sociais.

"Tais situações não podem ficar sem a devida apuração e punibilidade diante da seriedade que pesa sobre o contratante da realização do concurso. Assim, deve ser observado à banca e ao contratante que deveria ter atentado às condições de segurança e fiscalização para dar credibilidade ao concurso e ao Estado de Mato Grosso", argumentou a parlamentar.

Em caso de comprovação das irregularidades, Janaina pede a anulação do concurso e a realização de uma nova prova, "preservando a segurança jurídica e primando pela aprovação lícita dos candidatos".

Na publicação da parlamentar, diversos seguidores reclamaram sobre a realização do certame. "Cancela e faz outros, injusto para nós, que estudamos, vermos pessoas privilegiadas". Outro internauta ainda brincou com a situação: "eu fiz a inscrição, paguei, estava na lista apto, mas não saiu meu local de prova. Enviei e-mail, fui na UFMT, não tive resposta, então perdi o concurso e o jogo do Flamengo".

O concurso para reforçar o quadro de servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Perícia oficial e Identificação Técnica (Politec) teve 67 mil inscritos em seis polos distintos: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.

A realizadora do concurso é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Apesar de todas serem vagas para formação de cadastro de reserva, o Governo de Mato Grosso pretende nomear ainda neste ano 1.200 servidores aprovados no concurso. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia