Cuiabá, 07 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 08:36 - A | A

16 de Setembro de 2021, 08h:36 - A | A

POLÍTICA / AVANÇO PARA MT

"É um passo para a industrialização", diz Botelho sobre Ferrovia Estadual

Thays Amorim
Única News



O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou a importância da construção da Ferrovia Estadual e afirmou que a obra deve trazer avanços na industrialização do Estado.

“Creio que em breve vamos trazer a ferrovia, um sonho centenário da cuiabania e todos mato-grossenses. É um passo para a industrialização, vai baratear os insumos que vêm de fora. É uma obra muito importante”, pontuou.

Botelho disse que o sonho da ferrovia começou ainda na ALMT, com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2020, de sua autoria, que atualizou a regulamentação da exploração de serviços pelo Estado.

“A ação dos senadores com o governador Mauro Mendes foi firme e possibilitou a assinatura de um termo concedendo para Mato Grosso esse direito de explorar todo o setor. Essa concessão começou aqui na Assembleia, quando aprovamos uma PEC [16/2020], de autoria minha, incluindo na Constituição de Mato Grosso a possibilidade de concessões ferroviárias dentro do estado. Essa PEC inclusive foi copiada pelo estado de Minas Gerais. Somos pioneiros nessa ação", enfatizou.

Botelho propôs uma moção de aplausos para os senadores mato-grossenses Carlos Fávaro (PSD), Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) pela ampla defesa da ferrovia junto ao Senado Federal. O reconhecimento foi aprovado na sessão plenária da última quarta-feira (15).

Na próxima segunda-feira (20), Mendes assina o contrato com a Rumo Logística para a construção, implantação e exploração da ferrovia.

A assinatura ocorrerá em três atos distintos: em Cuiabá será às 9h30, no Centro de Eventos do Pantanal; em Nova Mutum, às 15h, no Centro de Eventos Casarin; e no município de Lucas do Rio Verde, às 18h, no Parque de Exposições Roberto Munaretto.

(Com informações da assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia