Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 15:59 - A | A

19 de Julho de 2021, 15h:59 - A | A

POLÍTICA / 20 VOTOS FAVORÁVEIS

AL aprova FEEF e hospitais filantrópicos recebem 80% do recurso

Thays Amorim
Única News | Da Redação



[A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta segunda-feira (19), o Projeto de Lei nº 600/2021, que destina 80% do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) para hospitais filantrópicos e 20% para a Assistência Social. O projeto foi encaminhado pelo Governo e alterado pelo Legislativo, por lideranças partidárias.

O projeto foi aprovado por 20 votos favoráveis e dois contrários, dos deputados Lúdio Cabral (PT) e Ulysses Moraes (PSL). Os deputados Faissal Calil (PV) e Xuxu Dal Molin (PSC) se abstiveram da votação.

A destinação dos recursos do FEEF foi aprovada com a rejeição de oito emendas do deputado Lúdio, que buscava destinar 100% da quantia para a Saúde. No plenário, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho (DEM), pediu para que os colegas votassem o projeto sem as emendas, conforme decisão do Colégio de Líderes.

LEIA MAIS: Lúdio diz que MT "tem dinheiro de sobra" para investir em assistência social sem dividir FEEF

"Eu vou pedir para que mantenham o que nós discutimos. Nós já alteramos todo o projeto, mudamos, retiramos e fizemos de tal forma que agora os hospitais vão receber um valor maior. Vamos manter a decisão da Comissão, que foi de rejeitar essa emenda", declarou.

Uma das emendas rejeitadas do petista Lúdio previa manter a base de arrecadação do FEEF de setores que foram retirados pelo governo e no substitutivo da ALMT. Com a aprovação do projeto, apenas os setores de farelo de soja, fábricas de óleos vegetais brutos e fábricas de óleos vegetais refinados contribuem ao Fundo.

O projeto original do FEEF, encaminhado pelo Governo, previa a destinação de 40% aos hospitais filantrópicos, 20% para o restabelecimento e manutenção da Assistência Farmacêutica e 40% aos municípios, destinados à Atenção Básica.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia