Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 31 de Março de 2022, 21:10 - A | A

31 de Março de 2022, 21h:10 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO SIMULACRUM

PM e associação militar repudiam "exposições desnecessárias" de policiais

Mayara Campos
Única News



A Polícia Militar de Mato Grosso emitiu uma nota sobre a 'Operação Simulacrum’ da Polícia Civil, que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra policiais militares, nesta quinta-feira (31). A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ACS-PMBM) também manifestou sobre a situação.

"A instituição esclarece ainda que nunca coadunou com eventuais desvios de conduta de seus integrantes, porém, não temos conhecimento ainda da totalidade do conteúdo das investigações por parte da Polícia Civil, contudo, os policiais militares que ora figuram nesses mandados possuem boa reputação institucional e relevantes serviços prestados à sociedade mato-grossense”, diz trecho da nota da PM.

A Polícia Militar ainda declarou que acompanha todas as conduções e oitavas desde o início da operação, por meio da corregedoria-geral e dos comandos regionais envolvidos. A instituição também repudia as exposições “desnecessárias e abusivas” de seus membros, que não tiveram direito de defesa. 

A ACS-PMBM declarou que está disponibilizando a equipe jurídica para atender os militares associados e não associados, para que todos possam ter suas garantias constitucionais preservadas. "Sabemos que o Militar, ao estar fardado, representa a imagem do próprio Estado. Diante disso, precisamos ter cautela ao imputar fato criminoso a policiais que atuavam em serviço, sem que haja o devido processo legal”. 

Além disso, a associação afirma que as informações levadas à imprensa sobre os investigados, contrariam o artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso LVII, posto que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

"Cabe destacar que a “Operação Simulacrum” deflagrada pela Policia Civil e Ministério Público Estadual visa APURAR homicídios cometidos e não JULGAR a culpabilidade dos supostos envolvidos, portanto, divulgar nome, posto e graduação fere a imagem e a honra do militar”, diz trecho da nota do ACS-PMBM.

Confira abaixo, as notas na íntegra:

A Polícia Militar de Mato Grosso informa que está acompanhando o desencadeamento da Operação Simulacrum da Polícia Civil em que mandados judiciais de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos.

A instituição esclarece ainda que nunca coadunou com eventuais desvios de conduta de seus integrantes, porém, não temos conhecimento ainda da totalidade do conteúdo das investigações por parte da Polícia Civil, contudo, os policiais militares que ora figuram nesses mandados possuem boa reputação institucional e relevantes serviços prestados à sociedade mato-grossense.

Desde o início da operação a instituição através da Corregedoria - Geral e dos Comandos Regionais envolvidos estão acompanhando todas as conduções e oitivas. As associações ASSOADE, ACS, ASSOF disponibilizaram equipes jurídicas para acompanhar nossos policiais militares.

A PMMT repudia exposições desnecessárias e abusivas de seus membros, que sequer tiveram direito de defesa e reafirma o compromisso de estar ao lado dos policiais militares garantindo suas prerrogativas em todas as ações legitimas cometidas em serviço e em defesa do cidadão; é imperioso informar que a prisão é medida excepcional, que os investigados são policiais militares com vínculo funcional, têm residência fixa e que nunca se furtaram a responder aos questionamentos da Justiça.

Eventuais excessos serão questionados nas esferas competentes com a certeza de que a instituição é a principal interessada na elucidação do fato e de suas circunstâncias.

Outro fator preocupante é o pré- julgamento e execração pública de homens e mulheres que juraram defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida.

A instituição ressalta que está colaborando com os trabalhos e fornecendo todo o suporte necessário para que ocorra o deslinde da referida operação da melhor forma possível.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos