Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017, 10:10 - A | A

13 de Outubro de 2017, 10h:10 - A | A

CIDADES / "CUIABRASA"

Setembro lidera número de queimadas dos últimos 10 anos; semana em Cuiabá será de calor intenso

Wellyngton Souza / Única News



(Foto: Reprodução)

queimadas 3.jpg

 

O mês de setembro foi o recordista em número de queimadas já registradas no país dos últimos dez anos com 95 mil casos até os primeiros 22 dias. Trata-se do maior número de focos em um mês – e não apenas de setembro – de todos os tempos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Aliado as queimas, o tempo seco e umidade do ar baixa, a semana na capital será com temperatura alta próxima dos 40°, apesar da previsão apontar pancadas de chuvas nesta semana. A explosão de focos de incêndio nos últimos três meses já faz de 2017 o 2º ano com o maior número de queimadas da história se for considerado o período de janeiro a setembro (185 mil).

 

Este ano, Mato Grosso registou aumento de 5,67% no número de incêndios florestais. Em setembro, o estado registrou cinco incêndios seguidos em unidades de conservação, sendo elas no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela de Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá), Reserva Particular do Patrimônio Natural do Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço (a 121 km da capital), Área de Preservação Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá. Cinquenta e sete incêndios florestais foram registrados nos primeiros nove dias do período proibitivo às queimadas, entre os dias 15 e 23 de julho, em no estado.

 

Temperaturas altas na capital

 

 

(Foto: Reprodução)

a04e1044374147dfc74c2485c5318f4a.jpg

 

A previsão do Inpe nesta sexta (13), prevê pancadas de chuva a partir desta tarde. Variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas. A máxima aponta 40° e a probabilidade de chuva em 80%. 

 

No sábado (14), há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Variação de nuvens pela manhã com chance pequena de pancadas de chuva. A previsão é de mínima na casa dos 23° e máxima dos 32.

  

No domingo (15), o calor não dá uma trégua, chegando a máxima de 36°, e variação de nuvens pela manhã com chance pequena de pancadas de chuva. 

 

Já na próxima semana, de segunda (16) até a quarta (18), dados do Inpe aponta máxima de 40°. Volta a chover na quarta, com possibilidade de 80% de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

 

Queimadas: vilão da saúde

 

A fumaça das queimadas é altamente prejudicial porque traz desde impactos mais simples aos mais agudos, principalmente para quem já possui tendências alérgicas, como broncoespasmo, que consiste na contração da musculatura dos brônquios, que são uma espécie de tubos que auxiliam a passagem de ar pelos pulmões. Essa ação causa o estreitamento das vias aéreas, ocasionando a dificuldade de respirar.

 

Além disso, a irritação nas vias aéreas pode facilitar a penetração de outros vírus ou bactérias no organismo, porque uma vez ‘inflamadas’ deixam de exercer a função natural de proteção. Nas crianças e idosos, principalmente, provocam baixa imunidade, que deixa o organismo suscetível às infecções mais graves, como pneumonia. Também são comuns crises de asma, bronquites, crises alérgicas, rinites, sinusites e irritação nos olhos. 

 

O período proibitivo para as queimadas iniciou no dia 15 de julho e segue até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogado devido às condições climáticas. Nesta época, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil a R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro. As denúncias podem ser feitas na ouvidoria do BEA pelo 0800 647 7363, no 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia