Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 18:38 - A | A

13 de Setembro de 2018, 18h:38 - A | A

CIDADES / PATRULHA DO BEM

Rede prepara atendimento à mulher em situação de violência

Da Redação



Reprodução

 

Acontece mais uma rodada de capacitação de agentes sociais que prestam atendimento à mulher em situação de violência, nesta sexta-feira (14), no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

 

Desta vez, o treinamento será voltado para profissionais que atuarão em duas frentes: “Patrulha Maria da Penha” e “Serviço de Reflexão para Homens”. O trabalho é desenvolvido pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

 

No caso da “Patrulha Maria da Penha” a proposta é capacitar profissionais que atuam nas polícias Civil, Militar e Guarda Municipal de Várzea Grande e que tenham perfil e manifestem interesse em trabalhar no projeto. Durante o treinamento eles receberão instruções de como deverá ser feito o acompanhamento periódico a mulheres em situação de violência que tenham medidas protetivas de urgência previstas pela Lei n. 11.340/06 deferidas pelo Poder Judiciário. 

 

Já para o “Serviço de Reflexão para Homens” serão capacitados profissionais da Assistência Social (Creas VG e CRAS Livramento) e advogados. Eles atuarão em um espaço preparado para atender homens que cometeram crimes tipificados na Lei nº 11.340/06 que busquem apoio espontaneamente ou que sejam encaminhados pelo Poder

Judiciário. A proposta é que o atendimento vá além da mulher agredida ou em situação de violência e se estenda ao autor do fato com o objetivo de romper o ciclo de agressão e evitar reincidências 

 

Rede de Enfrentamento a Violência 

 

O objetivo do projeto é melhorar o atendimento das instituições que integram a rede de enfrentamento, com proposta coletiva, articulada e humanizada com vistas à redução dos índices de violência doméstica contra a mulher. Frente ao contexto estadual marcado pelos altos índices de violência contra a mulher, o projeto se torna mecanismo de defesa e ampliação dos direitos humanos e sociais das mulheres, contribuindo com o enfrentamento deste fenômeno. 

 

O trabalho a ser desenvolvido nos dois municípios – Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento – já está em pleno funcionamento na Comarca de Barra do Garças desde o ano de 2013. Os resultados apontaram melhoria dos serviços que compõe a rede e redução dos índices de violência doméstica contra a mulher, demonstrando ser experiência exitosa e de sucesso no que diz respeito ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia