Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 22 de Março de 2018, 17:26 - A | A

22 de Março de 2018, 17h:26 - A | A

CIDADES / SEMANA SANTA

Para evitar prejuízos, Procon alerta o consumidor para a compra de chocolates e pescados

Da Redação



(Foto: Reprodução)

Páscoa.jpg

 

Com a proximidade da semana santa e da Páscoa, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta os consumidores sobre cuidados que devem ser tomados com as compras de chocolates e pescados.

 

A primeira delas diz respeito à quantidade de cacau presente nos chocolates. De acordo com a Resolução no 264/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ser chamado de chocolate, o produto deve conter, no mínimo, 25% de “sólidos totais de cacau”, obtidos a partir da mistura de derivados de cacau, massa, cacau em pó ou manteiga de cacau com outros ingredientes. 

 

Já o chocolate branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau.

 

Outras dicas para o ovo da páscoa 

 

** Planejamento e pesquisa de preço: Antes de ir às compras, faça uma lista das pessoas que quer presentear e do que pretende comprar. Seja realista com relação ao valor que pode gastar, para não comprometer seu orçamento. Faça sempre uma pesquisa antecipada de preços, pois eles podem variar bastante de uma loja para outra. Guarde as informações divulgadas em anúncios, panfletos ou em qualquer material publicitário. Lembre-se de que o fornecedor deve sempre cumprir as ofertas anunciadas;

 

** Consumo consciente: Caso deseje presentar toda a família, procure ser consciente e buque alternativas mais econômicas. Considere, por exemplo, trocar ovos de Páscoa de marcas famosas por barras de chocolate ou por ovos caseiros. Não se esqueça de comparar os preços e a quantidade de produto.

 

** Brinquedos: Quando houver brinquedo acompanhando o chocolate, é essencial conferir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a identificação da idade apropriada.

 

** Ovos artesanais e importados: Os ovos artesanais devem obedecer as mesmas regras de comercialização dos industrializados. Já os importados são obrigados a apresentar as informações em língua portuguesa, como identificação do fabricante e importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente;

 

** Armazenamento: Durante as compras, observe atentamente o local em que os chocolates e os pescados estão armazenados e verifique a limpeza do estabelecimento. Os ovos de chocolate têm de estar longe de itens com cheiro forte e produtos de limpeza. Também não devem ficar expostos ao sol;

 

** Embalagem: Leia com atenção as informações contidas na embalagem. Os dados devem estar em língua portuguesa e serem claros e precisos, com as especificações corretas quanto ao peso, data de validade, composição e restrições de consumo. Não se esqueça de verificar se as embalagens não estão rasgadas ou furadas, pois o dano pode contaminar o produto.

 

De olho nos pescados

 

Quanto aos pescados, o Procon alerta para que o cliente, na hora da compra, observe a aparência do produto.Lembrando que peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico. Assim, evite pescados com cheiro muito forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas.

 

Outra dica dada  pelo Procon  que quando for comprar o pescado - seja em feiras ou mercados -, sempre acompanhe a pesagem do peixe fresco. Ela deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto. 

 

Caso queira que o peixe seja embalado com gelo - para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa - fique atento para que ele não seja pesado junto com o produto. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

 

E ainda, peixes vendidos embalados devem apresentar no rótulo,  informações como data de validade, país de origem [bacalhau, por exemplo], o selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias. Verifique, ainda, se o produto embalado está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Eles não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento.

 

E por último o ógão ainda alerta para que nesta Páscoa, ao  comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor soliciter a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento. Lembrndo sobre a importância de considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia