Cuiabá, 08 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, 10:15 - A | A

16 de Fevereiro de 2022, 10h:15 - A | A

CIDADES / RECURSOS DA SEMA-MT

Obras do Jardim Botânico, Gruta da Lagoa Azul e Mirante devem começar neste ano

Marcella Magalhães
Única News



O Governo do Estado vai investir, neste ano, na execução de obras em três unidades de conservação de Mato Grosso revitalizando as áreas para melhorar o acesso de turistas não só do Estado, mas também de fora.

O Jardim Botânico, a Gruta da Lagoa Azul e o Mirante receberão recursos por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para a execução dos projetos. Essas informações são da secretária de Estado e Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, nesta terça-feira (15), quando apresentou durante reunião um balanço da pasta.

“Vamos ter algum incremento para a execução de obras, principalmente em unidades de conservação, no Jardim Botânico, Mirante de Chapada e também na Gruta da Lagoa Azul, que nós vamos concentrar para o investimento de recursos “, disse Lazzaretti.

De acordo com a secretária, o Mirante de Chapada (69 Km de Cuiabá), localizado entre Chapada dos Guimarães e Campo Verde, já existe um estudo pronto sobre as ações de recuperação, como também de revitalização, que vai se chamar “Monumento Natural Centro Geodésico da América Latina”, pelo decreto municipal 350 de janeiro de 2020.

“É um projeto muito bonito. Foi constituído uma unidade de conservação, um monumento natural ao mirante. Nós estamos na fase de regularização da parte fundiária da unidade de conservação para que o projeto possa ser iniciado”, explicou a secretária.

Jardim Botânico e Gruta da Lagoa Azul

A obra do Jardim Botânico foi criada em 2005 e possui um projeto da construção de um espaço de 67 hectares destinados à educação ambiental. A secretária informou que o projeto já está bem adiantado. A área, já adquirida pelo Estado, está localizada ao lado da Ambev, em Cuiabá.

“Já está em fase de projeto executivo, no detalhamento de como será este projeto. Será um lindo projeto para a Capital e para o Estado em si, Mato Grosso merece um Jardim botânico”.

Mauren disse ainda que o jardim botânico é uma área destinada às análises científicas, além resguardar o patrimônio da flora do estado, que é formada pelos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia.

A unidade fica às margens da avenida Antártica em Cuiabá, com acesso para o rio Cuiabá, na altura da Passagem da Conceição.

E sobre a Gruta Azul, localizado no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, na região de Nobres (151 km de Cuiabá), Lazzaretti explicou que o projeto em andamento visa estruturar a visitação de público ao atrativo natural.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia