Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 22 de Junho de 2018, 11:20 - A | A

22 de Junho de 2018, 11h:20 - A | A

CIDADES / AÇÃO TRADICIONAL

Neste sábado ocorre a lavagem da escadaria da Igreja do Rosário e São Benedito

Da Redação



(Foto: Arquivo)

Igreja São Benedito - Lavagem 2.jpg

 

Neste sábado (23), a partir das 8h, será realizada a tradicional lavagem da escadaria da Igreja do Rosário e São Benedito. Com programação para o dia todo e contando com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, o evento é um costume afro cultural com missão de resgatar e dar visibilidade à cultura africana.

 

Uma das organizadoras do evento, Lindisey Sá, se lembra que quando grupos e devotos se uniram lavar a escadaria das igreja - do Rosário e São Bendito -, construída pelo povo negro, escravos, que não podiam entrar na igreja, e que lavavam para os seus senhores, faziam isso cantando e dançando. Assim a ação que já se transformou em um evento tradicional, Penso que essa era o único momento de encontro entre os iguais, e é nesse sentido que nos reunimos para esse grande encontro”, 

 

Lindsey diz ainda que nos tempos atuais, lavar as escadarias significa a mais pura expressão da liberdade. “É quando podemos sair das nossas casas, com as nossas roupas, com as nossas cantigas e instrumentos, e não existe nada mais gratificante para a minha alma em poder ser quem realmente sou, descendente desse povo”.

 

Lindisey também lembra que o ato tem a preocupação com a preservação da vida. “A água, para nós não é apenas um liquido ingerido para matar a cede, e sim, um alimento que limpa, energiza e nos revitaliza, Axe Salve as Aguas”.

 

(Foto: Ilustração)

Igreja São Benedito - Lavagem.jpg

 

A lavagem da escadaria foi organizada por uma comissão composta da seguinte maneira pela presidente sacerdotisa Onilce Santana de Arruda; diretor sacerdotal, babalorixá Paulo Henrique da Silva e Grupo Cultural Kunta Kinte. 

 

Programação

 

06h Abertura do Centro Cultural Casa Cuiabana

 

06h45 Será servido um café da manha

 

07h Deslocamento para a Igreja do Rosário e São Benedito

 

08h Concentração e desenvolvimento

 

09h Inicio da caminhada

 

12h Encerramento

 

12h15 Recolhimento do Patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)

 

12h30 Deslocamento do Ônibus para o  Club Caixa Econômica Federal

 

13h Feijoada de Confraternização

 

18h Encerramento do Evento

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia