Cuiabá, 06 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017, 16:36 - A | A

14 de Dezembro de 2017, 16h:36 - A | A

CIDADES / REGIÃO CENTRAL

Justiça determina intervenção em Casa de Bem-Bem

Wellyngton Souza



casa bem bem

 

O juiz federal Raphael Casella De Almeida Carvalho, determinou nesta quarta (13), a intervenção técnica na Casa de Bem-Bem, na rua Barão de Melgaço, região central de Cuiabá, para assegurar a integralidade da estrutura restante da edificação.

 

Nos últimos dias, parte da estrutura desabou em decorrência das fortes chuvas na capital. O Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deverá produzir um relatório apontando possíveis soluções para preservação do imóvel.

 

No último dia 30, amigos e familiares fizeram uma manifestação em prol da revitalização do espaço. O casarão que chegou a sediar as festas de São Benedito está completamente abandonado.

 

O local foi construído em 1850, onde viveu Constância Figueiredo Paula, mais conhecida como Dona Bem-Bem, uma das figuras mais tradicionais da capital. O local que deveria estar revitalizado, reformado e funcionando como um centro de atividades sociais está abandonado. Dona Constança nasceu em 1919 e morreu em 1990, aos 71 anos.

 

Em 2012, foi feito um acordo com a família de dona Constança e na ocasião, o governo assinou um termo de permissão e uso do casarão para um período de cinco anos com a promessa de realizar atividades culturais. A proposta era para revitalização do espaço através do PAC Cidades Históricas junto com a Prefeitura de Cuiabá, mas a obra foi paralisada e desde então nada foi feito.

 

A determinação da intervenção atende a um pedido de tutela em caráter liminar impetrado por Constança Palma Faria, filha caçula de Constança Figueiredo Palma.

 

A prefeitura chegou a iniciar obras de revitalização do imóvel após intervenção da Procuradoria Geral do Município, mas com período de chuva, as obras foram suspensas. A obra é conduzida por meio de um Termo de Comodato, e o valor é de R$ 2,1 milhões.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia