Cuiabá, 07 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021, 14:34 - A | A

03 de Setembro de 2021, 14h:34 - A | A

CIDADES / FOGO NO PANTANAL

Força Nacional é liberada para combater incêndios em MT

Equipe de segurança também atua no Amazonas para conter devastação que compromete qualidade do meio ambiente.

Abraão Ribeiro
Única News



O Governo Federal autorizou o envio a Mato Grosso de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para atuar contra queimadas e incêndios florestais em nosso estado e no Amazonas.

A autorização foi dada pelo Ministério da Justiça em portaria assinada pelo ministro Anderson Torres e publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União.

Mato Grosso enfrenta um período de seca por conta do alto índice de queimadas registrado no Pantanal. A área consumida pelo fogo equivale a 12,6 mil campos de futebol.

A Amazônia Legal registrou 8.381 km² de desmatamento no acumulado dos últimos 11 meses, de agosto de 2020 até junho de 2021, a maior devastação para o período em dez anos, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Além do desmate, uma grande área de floresta está sob risco de queimadas nesta temporada: uma área de 5 mil km² desmatados, correspondente a 500 mil campos de futebol ou quatro vezes a cidade de São Paulo, está sob risco de queimada na temporada do fogo de 2021. O alerta é de um levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Woodwell Climate Research.

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Foto aérea mostra a fumaça das queimadas ao redor do rio Cuiabá, em Poconé (MT), no Pantanal

Foto aérea mostra a fumaça das queimadas ao redor do rio Cuiabá, em Poconé (MT), no Pantanal

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia