Cuiabá, 19 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021, 14:28 - A | A

30 de Setembro de 2021, 14h:28 - A | A

CIDADES / "TRISTE E REVOLTANTE"

Filhote de onça-pintada é flagrado brincado com lata de cerveja no Pantanal

Mayara Campos
Única News



O biólogo Gustavo Gaspari flagrou um filhote de onça-pintada brincando com uma lata de cerveja às margens do Rio São Lourenço no Pantanal, em Poconé (a 105 km de Cuiabá). Em entrevista ao G1, o pesquisador disse que encontrou muito lixo às margens do rio, deixando o “paraíso do Pantanal um pouco menos espetacular”.

“Confesso que foi extremamente triste e revoltante ver este filhote de onça-pintada brincando uma lata de cerveja, isso transformou um momento maravilhoso em algo mais preocupante. A curiosidade de filhotes (ou crianças) não é novidade para nós, mas observar esse filhote brincando com uma lata, na maior inocência do mundo, jogando a lata de uma pata para a outra, mordendo e correndo com a lata na boca foi um momento perturbador em meio a tanta coisa incrível acontecendo por aqui”, disse Gaspari.

Gustavo estava acompanhado de um grupo de fotógrafos na região do Parque Estadual Encontro das Águas, conhecido como santuário das onças-pintadas, com a maior concentração da espécie no mundo.

Em cerca de 20 dias, a equipe registrou ao menos 25 onças diferentes no local, incluindo quatro fêmeas com dois filhotes cada uma.

“Gostaria muito que as pessoas entendessem a relação entre nossas atitudes e a vida selvagem, nós temos o dever de respeitar ao máximo as outras espécies, afinal não somos donos do mundo e sim fazemos parte de um planeta com relações extremamente frágeis e complexas”, alertou Gustavo.

O biólogo ainda lembrou que assim como o desmatamento na Amazônia está relacionado a menores taxas de precipitação em outras partes do Brasil e do mundo, o lixo que não é separado e descartado em locais adequados, também pode apresentar influência negativa em algum lugar bem longe do local onde foi jogado.

“Isso me deixa preocupado e extremamente triste, porque somos egoístas ao ponto de destruir a casa, a água e a comida de tantas espécies? Preserve a natureza, viaje por locais novos e veja as semelhanças e diferenças de cada lugar, cada pedaço de terra abriga uma enorme quantidade de vida, essas que estamos destruindo sem controle algum”, finalizou.

Veja as imagens: 

 

Gustavo Gaspari

filhote de onça brincando com lata

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia