Cuiabá, 13 de Maio de 2024

CIDADES Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 11:21 - A | A

03 de Setembro de 2019, 11h:21 - A | A

CIDADES / PRECONCEITO

Estudante autista sofre bullying e agressões no IFMT e mãe denuncia o caso

Elloise Guedes
Única News



A mãe de um estudante de 16 anos, do curso de Agrimensura do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, que é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez uma denúncia na Delegacia do Menor (DEA), contra outros alunos da instituição por agressão e humilhação que o filho dela vem sofrendo.

Conforme relatos da mãe, identificada como Juliana, está é a terceira vez que denuncia as agressões à polícia. "Há um ano eu luto contra o bullyng dentro do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e depois de ser ‘jogado de cima do telhado’ da instituição, em setembro de 2018, nada foi feito contra os agressores do curso de agrimensura e a instituição continua se omitindo".

Ainda conforme Juliana, nessa segunda-feira (2) o filho dela foi jogado da escada na instituição, além disso, alguns alunos passaram a ameaçar o garoto de morte. Segundo ela, foi feito um pedido de transferência, mas a reitoria do IFMT negou.

Durante entrevista em uma rádio na Capital, na manhã desta terça-feira (3), a Presidente da Associação dos Amigos Autistas do Estado de Mato Grosso (AMA), Kelly Cristina Viegas informou que está acompanhado o caso e que iria acompanhar a mãe para transferir o adolescente de campus.

"Estou indo hoje com a mãe na unidade para pegar a transferência do aluno para outro polo. Nós repudiamos a ação do Instituto por se calar. E ainda vamos pedir espaço à escola para fazermos um trabalho de conscientização aos alunos sobre o bullying. Autismo é sério, eles são sensíveis e precisam de cuidados e apoio. A AMA irá cobrar providências da escola com esses alunos", afirmou Kelly Cristina.

Juliana disse que não vai desistir dos direitos que o filho tem. "Desisti por completo do direito do meu filho de cursar um ensino técnico profissionalizante gratuito e pedi a transferência dele pra uma escola particular, que vou ter que encontrar forças não sei de onde pra pagar. Essa é a realidade do jovem autista em Mato Grosso: omissão, agressão e total falta de direitos," desabafou.

O outro lado

Em entrevista ao site Única News, a assessoria de imprensa do IFMT Campus Cuiabá informou que os alunos responsáveis pelo bullying contra o estudante já foram punidos.

Ainda segundo a assessoria, essa nova denúncia não foi feita na instituição. A mãe do aluno ainda não procurou a reitoria para relatar essa nova agressão. De acordo com assessoria, já são quatro processos abertos em relação ao aluno autista, que estão sendo investigados.

A assessoria informou ainda que a instituição está acompanhando os casos de bullying que acontecem na escola. Uma equipe está sendo preparada para trabalhar com esses assuntos. “O campus nunca negou apoio às famílias aos casos de bullying”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia