Cuiabá, 05 de Maio de 2024

BRASIL Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024, 08:12 - A | A

19 de Janeiro de 2024, 08h:12 - A | A

BRASIL / DADOS DO INMET

Cidade de SP já tem o início de janeiro mais quente dos últimos cinco anos

Os primeiros 17 dias de janeiro registraram os amanheceres mais quentes desde 2019, quando também o ano foi regido pelo fenômeno climático El Niño.

g1



Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

CALOR SÃO PAULO SOL

Pessoas caminham e se protegem do sol e calor em via com termômetro marcando 41°C, na zona sul de São Paulo.

A cidade de São Paulo já registra em 2024 o início de ano mais quente dos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet).

Os números apontam que os primeiros 17 dias de janeiro registraram os amanheceres mais quentes desde 2019, quando também o ano foi regido pelo fenômeno climático El Niño.

A média de temperatura desse início de janeiro durante as manhãs foi de 21,1°C. Em 2019, esse número foi de 20,4°C.

Mesma situação das temperaturas máximas registradas ao longo do dia. Segundo o Inmet, os primeiros dias do mês e do ano tiveram calor médio de 30,8°C, um grau a menos que o número de 2019, quando a média foi de 31,9°C.

A onda de calor e alta umidade do ar tem provocado muita chuva na cidade, gerando até possibilidade de temporais.

Os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, mostram que janeiro acumulou até o momento 144,8mm, o que representa 56,5% dos 256,5mm esperados para o mês.

Desde terça-feira (16), a Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de atenção para altas temperaturas e fortes pancadas de chuva.

Nas próximas horas da tarde desta quinta-feira (18), a combinação de calor e umidade vai proporcionar a formação de núcleos de chuva de moderada a forte intensidade, com potencial para eventos isolados de rajadas de vento, mas sem uma região preferencial para o início das precipitações.

A temperatura máxima do dia deve chegar aos 33°C, podendo chover forte em várias regiões da cidade.

Reprodução/Internet

chuva são paulo.jpg

 

Próximos dias

Segundo o CGE, nos próximos dias, inclusive no final de semana, as condições do tempo seguem instáveis, com eventos de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento e eventuais queda de granizo.

“Essa condição meteorológica estará associada à áreas de baixa pressão atmosférica e passagem de frente fria pelo litoral de São Paulo, o que aumenta substancialmente as chances de formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco”, afirmou o órgão.

Na sexta-feira (19), as condições atmosféricas não mudam muito. Será de manhã ensolarada e temperatura em rápida elevação no decorrer do dia. Mínima prevista de 23°C e máxima em torno dos 31°C. A umidade do ar estará mais elevada, com valores mínimos ao redor dos 45%.

As precipitações passam a ocorrer a partir da tarde, inicialmente de forma isolada e posteriormente mais generalizadas no período noturno, o que deve aumentar as chances de ocorrência de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos e escorregamentos de encostas, principalmente em áreas de risco.

O sábado (20) deve iniciar com uma madrugada de céu nublado e termômetros na casa dos 22°C.

As chuvas devem começar no período da manhã, de uma forma isolada e ganham força entre a tarde e o início da noite, proporcionando um dia instável e chuvoso.

Por conta disso, as temperaturas não sobem muito. Mínima de 22°C e a máxima não passa dos 26°C, com taxas de umidade do ar entre 70% e 90%.

 
 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia