Cuiabá, 07 de Maio de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Sábado, 29 de Maio de 2021, 11:09 - A | A

29 de Maio de 2021, 11h:09 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / EDUARDO RICCI

Réquiem para Wanderley de Oliveira



A essa hora o corpo do nosso querido Wanderley de Oliveira descansa no Parque Bom Jesus de Cuiabá. Ele não está lá, claro, inquieto e ativo que era. Agora está leve e solto, livre das amarras do corpo inerte que nos últimos meses, nos últimos anos, tanto o afligiram. Vítima da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - doença neurodegenerativa que paralisa progressivamente os músculos do corpo, a mesma que afetou o gênio Stephen Hawking -, Wanderley vinha lutando há anos contra esse mal.

Finalmente livre, certamente está lá agitando o além com a camisa do nosso querido Corinthians, ou de terno e gravata corintiana, ao lado do coronel Alinor. Ambos foram cúmplices na organização da maior torcida corintiana de Mato Grosso, a Associação Corinthianos de Tchapa e Cruz, que tinha sua maior expressão no bar Vai Corinthians que incendiava o bairro Santa Helena.

Dali saiu a caravana organizada pelos fanáticos Wanderley e coronel Alinor, rumo a Tóquio na conquista do título Mundial Interclubes em novembro de 2012. Os dois, de personalidade festiva e alegre, fizeram sucesso por lá, conquistando a simpatia dos japoneses e até da torcida rival do Chelsea.

WO, como era conhecido, não era apenas torcedor de futebol. Foi craque no futsal em Cuiabá, jogando ao lado de lendas do Uirapuru como Hildebrando Daltro, e bom no futebol de campo também. Era sempre titular em qualquer time formado pela imprensa.

Reprodução

Wanderley de Oliveira

 

Mas não foi como corintiano fanático que Wanderley entrou para a história.

O grande trabalho de sua vida foi a iniciativa de criar e implantar a TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que foi ao ar em 2001, durante a gestão de Humberto Bosaipo à frente do parlamento estadual. Em parceria com Adriângelo Antunes, então secretário de Comunicação da Assembleia, Wanderley cuidou de toda a parte técnica, dos requisitos para a obtenção da concessão à aquisição de equipamentos.

Wanderley assumiu desde então a direção da emissora pública, que a partir de 2007 começou a transmitir em rede aberta pelo canal 30 analógico. Finalmente em 2011, começaram as transmissões em formato digital, pelo canal 30.2, em parceria com a TV Câmara Federal. Por força de termo de cooperação técnica elaborado com a participação decisiva de Oliveira, a TV e a Rádio Assembleia passaram também a integrar a rede nacional de rádio e televisão legislativa.

Conheci Wanderley no início da década de 80, quando era um simples cinegrafista da TV Centro América, atuando com competência ao lado de Hélio Lopes, Maurício Barini e outras feras. Ambicioso e determinado, Wanderley logo evoluiu e em pouco tempo dominava todas as técnicas de produção e direção de TV e fazia questão de comandar pessoalmente as principais transmissões ao vivo da TV Assembleia.

Antes de implantar a TVAL, o professor de Educação Física da rede pública trabalhou como assessor do então vice-governador Osvaldo Sobrinho, iniciando sua trajetória como gestor público. Ágil e inteligente, logo compreendeu os meandros da administração pública estadual e federal e estendeu suas ações ao plano nacional, sendo um dos fundadores da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), onde foi diretor e presidente eleito por unanimidade.

Até hoje é Presidente de Honra da Astral em reconhecimento ao trabalho de expansão das redes legislativas de rádio e televisão.

Reprodução

Wanderley de Oliveira

 

Wanderley foi um visionário e trabalhou muito pelo fortalecimento das emissoras legislativas brasileiras. Também foi o responsável técnico pela implantação da Rádio Assembleia FM 89.1 e da parceria dela junto à Câmara Federal, com custo zero para os cofres públicos estaduais na aquisição de equipamentos tanto para a rádio como para a TVAL.

Deixou um legado relevante que, na condição de servidor concursado da TV AL, reconheço e valorizo pois graças ao trabalho e à visão de futuro de WO, dezenas de profissionais concursados estão atuando hoje na emissora pública legislativa mato-grossense com razoáveis condições técnicas e de trabalho.

A comunicação pública mato-grossense e brasileira devem muito a Wanderley de Oliveira, profissional competente e dedicado ao longo de uma carreira de quase quarenta anos.

Luka, Nuno e Larissa tem todos os motivos para se orgulhar do pai, profissional competente e que fez história no jornalismo mato-grossense operando câmeras, dirigindo transmissões ao vivo e viabilizando conquistas históricas como a implantação da TV Assembleia e da Rádio Assembleia.

Valeu, amigo e colega de trabalho. Descanse em paz, sua missão foi bem cumprida por aqui.

Eduardo Ricci é jornalista, amigo e colega de WO na TVAL

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Comente esta notícia

Adildo Jacinto de Oliveira Filho 30/05/2021

Pessoalmente, tive o imenso prazer de conhecer Wanderley de Oliveira nos idos de 1.976/77, quando tivemos a oportunidade de juntos atuarmos no futebol Juvenil do Palmeiras do Porto, apesar dele ser corintiano.Formávamos um meio campo juntamente com Márcio Demétrio, o Marcinho, que após foi jogar em vários clubes do futebol profissional. Wanderley possuia uma habilidade, visão de jogo e agilidade brilhante, um excelente caráter, um verdadeiro amigo na acepção da palavra, sempre alegre e vibrante. Durante a vida acadêmica, confrontávamos nos campeonatos universitário, de lados opostos, porém, sempre com muito respeito e alegria pelo reencontro. Rogo ao Criador que dê o conforto necessário aos seus filhos demais familiares e amigos !

Fernanda Westin 29/05/2021

Bela homenagem ao Wanderley, sogro do meu irmão Luiz Gustavo! Descanse em paz!!

2 comentários

1 de 1