Cuiabá, 26 de Abril de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018, 00:16 - A | A

22 de Fevereiro de 2018, 00h:16 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / ONOFRE RIBEIRO

Penúria, violência, insegurança



- A piora dos resultados fiscais agravou o risco de que o descontrole da violência no Rio se repita em outros estados”. A tese é do professor Sérgio Besserman, da Economia da PUC-Rio. Ele acredita que o Rio é a face mais aguda de um desequilíbrio fiscal que afeta todos os estados..

As crises econômica e fiscal do Rio de Janeiro foram as principais responsáveis pela deterioração da segurança pública. Fora os problemas internos e os problemas financeiros da Polícia Militar do Rio, o professor aposta que a melhoria da governança é fundamental. Gasta-se mal e não se planeja. O déficit fiscal gerou crises na saúde, na segurança, na educação, principalmente, diz ele. Isso compromete a cidadania e todos os demais serviços públicos e a própria qualidade de vida dos cidadãos deteriora junto. Além de comprometer o futuro do país e das pessoas que mais dependem dos serviços públicos.

Outros analistas acham que a única forma de evitar um colapso geral é fazer um ajuste estrutural, especialmente olhando as despesas. Ceará, São Paulo, Espírito Santo e Alagoas estão aplicando medidas de rigor fiscal.

Mato Grosso ensaia essas medidas com a PEC do Teto, com o enxugamento de despesas e medidas fiscais. Mas enfrenta um forte desajuste fiscal de curto prazo. Prova disso é que o governador Pedro Taques vem assolado pela pressão política e por um desgaste político crescente em 2018. 

Mas os problemas vão além dos desajustes fiscais nos orçamentos estaduais. O modelo institucional de segurança pública no país é mais sujeito à corrupção do que em outros países. Com várias polícias estaduais em vez de uma só nacional, fica mais difícil combater a corrupção nesses órgãos, diz o sociólogo Ariel Ávila, da Fundação Paz e Reconciliação, da Colômbia, e um dos principais especialistas em segurança pública na América Latina. 

Passado em primeiro degrau, o próximo, do sistema penitenciário é de chorar. No meio do caminho um judiciário elitista e alienado, presa do corporativismo não se enxerga dentro desse panorama social e político. Sem contar o poder Legislativo cruelmente corporativo em interesses pouco republicanos. Na outra ponta a burocracia estatal.

Sintetizar o clima de terra arrasada na administração pública brasileira significa olhar pra uma frota de tratores de esteira nivelando um novo Estado que administre o país. Coisa pra gerações...!           

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

[email protected]   www.onofreribeiro.com.br

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia