Cuiabá, 07 de Maio de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 19 de Março de 2024, 10:34 - A | A

19 de Março de 2024, 10h:34 - A | A

AGRONEGÓCIO / EM CRISE

Mato Grosso lidera pedidos de recuperação judicial no agronegócio brasileiro

Única News
Da Redação



O número de pedidos de recuperação judicial no agro cresceu 535%, em 2023, com registro de 127 solicitações, sendo 43 delas somente em Mato Grosso. O estado lidera no número de pedidos para pessoas físicas do agronegócio, um aumento de 150% se comparado a 2022, quando foram registradas 18 ações. Os dados são do Serasa Experian.

O governo federal tenta restringir o avanço desse movimento e enfrenta resistência dos advogados de grupos do agronegócio, que afirmam que a União prejudica as empresas do setor com esta articulação junto à Justiça.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, alega que a recuperação é um instrumento legítimo, mas não pode ser banalizado. Em ofício enviado na semana passada para o ministro Luis Felipe Salomão, do CNJ, ele pede que a lei seja aplicada na íntegra, retirando da recuperação as alienações fiduciárias, contratos decorrentes de atos cooperativos e CPRs (Cédulas de Produto Rural) com liquidação física – quando o produtor quita a dívida entregando parte da produção.

O governo afirma que quer propor iniciativas de modernização do crédito rural e ajudar na gestão de riscos do produtor. O tema foi discutido entre Fávaro, o ministro Luis Felipe Salomão e o advogado-geral da União, Jorge Messias. (Com informações da Folha de S. Paulo)

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia