Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020, 09:51 - A | A

10 de Fevereiro de 2020, 09h:51 - A | A

VOLTA AO MUNDO / EPIDEMIA

China tem 909 mortes por coronavírus; fim do feriado leva funcionários de volta ao trabalho

No Brasil, há 11 casos suspeitos; nenhum foi confirmado. Brasileiros que estavam na China chegaram ao país neste domingo e já estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO). Primeiro boletim médico aponta que nenhum deles apresenta sintomas.

Por G1



A China tem 909 mortes por coronavírus e 40.235 casos confirmados, de acordo com o balanço do governo Chinês divulgado no site local CGTN nesta segunda-feira (10). Ao menos 3.283 pessoas já se recuperaram do vírus.

Só no domingo foram registradas 97 mortes, o maior número em um único dia desde que o surto foi detectado, segundo a Reuters. Em meio a este cenário, diversos funcionários chineses estão voltando ao trabalho nesta segunda-feira (10), primeiro dia útil após o feriado prolongado do Ano Novo chinês, que teve o ápice das comemorações no domingo com o Festival das Lanternas.

O grupo de brasileiros que estava da China chegou neste domingo (9) ao país. Eles estão em quarentena no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Anápolis (GO). A primeira avaliação médica apontou que eles estão sem sintomas da doença.

 

Confira a situação até as 8h30 desta segunda-feira (10):

 

  • 909 mortes por coronavírus na China

 

 

  • 40.235 casos confirmados na China

 

  • 3.283 infectados já se recuperaram na China

 

 

 

  • O segundo hospital feito para tratar pacientes com coronavírus recebeu os primeiros pacientes no sábado

 

 

'Inflexão' e 'ponta do iceberg'

 

Wu Fan, vice-reitora da Escola de Medicina da Universidade Fudan de Xangai, disse à Reuters que existe a esperança de que a propagação possa chegar a um ponto de inflexão em breve. "A situação está se estabilizando", disse ela quando indagada sobre a disseminação em Xangai, que já teve quase 300 casos e uma morte.

Mas o chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou em Genebra que houve "instâncias preocupantes" de transmissão de pessoas que não estiveram em solo chinês. "A detecção de um número pequeno de casos pode indicar uma transmissão mais generalizada em outros países; em suma, podemos estar vendo só a ponta do iceberg", disse.

 

Repatriados chegam ao Brasil

 

O Ministério da Defesa divulgou boletim na noite deste domingo (9) informando que os brasileiros repatriados da China devido ao surto do coronavírus continuam sem qualquer sintoma da doença.

Ao todo, são 58 hóspedes - 34 repatriados e os 24 membros da tripulação que realizou o resgate.

Nesta segunda-feira, o estudante Vitor Campos Moura Neves e Siqueira, um dos repatriados, elogiou a estrutura oferecida para o período de quarentena na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia.

Ele afirmou que está sendo bem tratado e que os profissionais que estão fazendo o acompanhamento médico do grupo são atenciosos.

Outro repatriado, Caleb Guerra disse que não está acostumado a acordar com o som dos pássaros e que também está gostando do local escolhido para o isolamento.

Foto: Arte G1

Coronavírus

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia