Cuiabá, 01 de Maio de 2024

SAÚDE E BEM ESTAR Domingo, 01 de Novembro de 2020, 14:15 - A | A

01 de Novembro de 2020, 14h:15 - A | A

SAÚDE E BEM ESTAR / HARMONIA NA MATERNIDADE

Veja mitos e verdades sobre os cuidados de beleza durante a gravidez

G1



Por si só, a gravidez normalmente já é um período de transformações e descobertas para qualquer mulher. Mudanças no corpo e hormônios à flor da pele só contribuem para isso. Quando o assunto são cuidados de beleza durante a gestação, é a mesma questão: ainda há muitos mitos e verdades sobre o assunto. Por isso, o dermatologista Franklin Veríssimo desvenda alguns mistérios para facilitar a sua vida. Confira!

O cabelo cresce na gravidez?
Verdade. Durante a gravidez, o cabelo cresce, cai menos e pode até mesmo ter mais volume. A questão é hormonal. Durante a gestação, o estrogênio e a progesterona aumentam na circulação sanguínea e afetam os folículos capilares.

Grávida não pode pintar o cabelo
Verdade. É recomendado não usar descolorantes, tintura e formol. Metais pesados, como chumbo e arsênio, são proibidos. Alguns médicos permitem o uso de tonalizantes e as tintas mais modernas - porém cabe indicação dos especialistas que acompanham a gestante sempre. Vale lembrar que até o quarto mês, sobretudo, é melhor abrir mão de pintar os cabelos.

Gestantes não devem usar cremes no rosto
Verdade. É importante consulta e indicação do dermatologista com conhecimento do médico obstetra que a acompanha para uso de certos produtos e medicamentos. Essa é uma fase que deve ter seus cuidados, pois algumas grávidas têm alergias e há também substâncias que podem fazer mal ao feto. Cabe observar que boa parte dos produtos anti-idade, anti-acne e clareadores contém o ácido retinóico (também chamado de retinol ou vitamina A), e por isso devem ser deixados de lado nesse período.

Beber 2 litros de água diminui a celulite nas coxas?
Mito. A água é importante de ser ingerida em pelo menos 2 livros diariamente, mas, sozinha, não age de forma a eliminar celulite. É fundamental a alimentação saudável como rotina, prática regular de atividade física e, se possível, a realização de drenagem linfática para reduzir inchaços.

Pegar sol na barriga pode deixar a pele manchada?
Verdade. Pode ocorrer. Proteger-se do sol é importante sempre, em qualquer situação ou idade. Em geral, após três meses de gravidez, é muito comum aparecerem no rosto algumas manchas castanhas, geralmente localizadas nas bochechas, na testa ou na região do buço. São chamadas de cloasma e atingem de 50% a 70% das grávidas. O sol só faz piorar o problema, por isso, é preciso usar filtro solar e seguir orientações médicas.

Dormir com óleos hidratantes na barriga, pernas e seios evita estrias?
Mito. A hidratação da pele é importante, mas não é garantia total de que se passar ao dormir não terá estrias. Má alimentação, uso de roupas inapropriadas e outros fatores podem favorecer surgimento das estrias. O uso de cremes e óleos específicos para grávidas é importante para manter a pele macia e hidratada, e o uso diário pode ajudar a evitar as desagradáveis estrias. Para estas, o óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados.

As unhas ficam mais fracas na gestação?
Verdade. Pode acontecer. Se as unhas ficarem frágeis e quebradiças, o melhor é mantê-las curtas e evitar o uso de produtos químicos como os esmaltes e a acetona.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia