Cuiabá, 26 de Novembro de 2020

RADAR NEWS
Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020, 13h:55

POSSÍVEL ERRO

Ibope diz que pesquisa em que Abilio Jr aparece em 1º lugar não representa eleitorado

Única News

(Foto; Luiz Alves)

O Instituto Ibope admitiu em seu site, por meio de nota, que a pesquisa de intenções de voto para os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, onde ABilio Jr (Podemos) aparece em primeiro lugar, "não representa o eleitorado como um todo".

De acordo com o Ibope, a pesquisa, encomendada e publicada pela TV Centro América em 16 de outubro, foi feita por telefone e os dados devem ser interpretados "com algum cuidado".

Segundo os dados, Abilio Jr tinha 26% das intenções de voto na ocasião, enquanto o atual prefeito e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), aparecia com 20% e, em terceiro lugar, Roberto França (Patriota), com 19%.

"O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas."

Veja a íntegra da nota:

"Esta pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica. Considerando que há uma parcela pequena de eleitores que não possui qualquer tipo de telefone, a pesquisa não representa o eleitorado como um todo.

Além de controlar a amostra por variáveis de perfil (sexo, faixas de idade e de escolaridade) e posteriormente realizar uma ponderação para ajustar o perfil do eleitorado, também foram desenvolvidos mecanismos que ajudam a garantir alguma dispersão amostral na cidade, aspecto fundamental para eleições municipais.

Ainda assim, os dados devem ser interpretados com algum cuidado. Os entrevistadores estão trabalhando com todos os protocolos de segurança em relação à pandemia.

O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição.

Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas."


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




VÍDEO PUBLICIDADE