Cuiabá, 03 de Julho de 2024

RADAR NEWS Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 11:11 - A | A

01 de Julho de 2024, 11h:11 - A | A

RADAR NEWS / 30 ANOS DO PLANO REAL

Apesar de avanço do Pix, dinheiro físico resiste e circulação de cédulas equivale a mais de 3% do PIB

Única News



Com medo de taxas de maquininhas de cartão ou sem tempo para tirar o celular do bolso e abrir o aplicativo do Pix, vários consumidores ainda optam por pagar suas compras com dinheiro em espécie, o famoso "dinheiro vivo". O plano real completa 30 anos nesta-segunda-feira (1º) e a circulação de papel-moeda persiste, mesmo em meio às inovações tecnológicas.

Segundo o Banco Central (BC), são cerca de R$ 347,331 bilhões de cédulas e de moedas em circulação na economia, o equivalente a 3,13% do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país.

Embora o Pix tenha movimentado R$ 2,137 trilhões, o equivalente a 19,26% do PIB, segundo o Banco Central, não é possível fazer uma comparação direta, pois o valor é medido de todas as transações eletrônicas, enquanto o dinheiro físico é calculado com base no estoque fora dos bancos, sem considerar as movimentações.

Plano Real

Há exatamente três décadas, o Cruzeiro Real, uma moeda corroída pela hiperinflação, dava lugar ao Real, que estabilizou a economia brasileira. Uma aposta arriscada que envolveu uma espécie de engenharia social para desindexar a inflação após sucessivos planos econômicos fracassados.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia