Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 06 de Março de 2020, 15:02 - A | A

06 de Março de 2020, 15h:02 - A | A

POLÍTICA / ACOMPANHE AO VIVO

Vereadores seguem sessão sem intervalo e discutem relatório sobre cassação de Abílio Jr

Euziany Teodoro
Única News



Os vereadores de Cuiabá seguem com a sessão extraordinária em que pode ser cassado o mandato do vereador Abílio Brunini Jr, por quebra de decoro parlamentar, abuso de prerrogativa e calúnia. A sessão começou às 9h e deve seguir por toda a tarde e não houve sequer intervalo para almoço.

A manhã foi marcada por uma grande confusão, tanto na entrada e galerias da Câmara, quanto no plenário em que estão os vereadores.

Os vereadores aprovaram o rito proposto por Misael Galvão, que está sendo feito em cinco passos: 1. leitura das peças principais do processo; 2. representação para o parecer da Procuradoria Legislativa; 3. resolução de abertura da defesa e alegações finais; 4. leitura do relatório da CCJR; e 5. discussão da matéria com cinco minutos para cada vereador.

O rito é diferente do previsto no Regimento Interno e no Código de Ética, o que gerou revolta a Abílio, que chegou a dar voz de prisão para o presidente da Casa. A Polícia Militar compareceu e apenas boletim de ocorrência foi registrado.

Às 14h foram encerradas as leituras das peças de acusação e relatórios da Comissão de Constituição e Justiça, que votou, por 2 a 1, a manter o mandato do vereador. Em seguida, foi aberto espaço para discussão dos vereadores, sendo que cada um tem cinco minutos para a fala.

Vários abriram mão do direito de discutir, mas aqueles que fazem parte da oposição ao Executivo, ao lado de Abílio, aproveitaram seus momentos de fala para defender que ele continue na Câmara.

Em seu aparte para discussão do relatório da CCJ, Abílio Jr ocupou o espaço para, novamente, atacar o presidente da Mesa Diretora, Misael Galvão. Mais uma vez, o acusou de abuso de autoridade e de não seguir o rito previsto do Regimento Interno e Comissão de Ética da Câmara.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, estava licenciado há 14 meses para presidir a pasta. Ele voltou ao legislativo cuiabano especialmente para votar a cassação e defendeu Abílio. “Confesso, retorno numa condição muito desconfortável. Assistir de forma estarrecida os desdobramentos que tem esse processo, eivado de vícios, eivado de erros e substanciais deficiências que parecem, de forma contumaz, querer cassar um dos vereadores mais atuantes na história dessa Casa de Leis”, disse.

Acompanhe a sessão ao vivo no vídeo abaixo:

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia