21 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 11:43 - A | A

26 de Novembro de 2024, 11h:43 - A | A

POLÍTICA / DESEMBARGADORES SÃO ALVOS

Tribunal de Justiça diz que está colaborando com investigações da PF sobre esquema de venda de sentenças

Fred Moraes
Única News



Poucas horas após ser deflagrada a Operação Sisamnes, da Polícia Federal, que tinha como alvo os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), João Ferreira Filho e Sebastião Moraes Filho, o órgão se manifestou por meio de nota à imprensa, garantindo estar colaborando com as investigações e fornecendo as informações necessárias.

Conforme o comunicado, "o TJ preza pelos compromissos com a transparência e legalidade com as autoridades envolvidas e se coloca à disposição para fornecer informações necessárias".

“O Poder Judiciário enfatiza que cumpre integralmente as determinações do Supremo Tribunal Federal e adota as medidas cabíveis para assegurar o esclarecimento dos fatos. A instituição mantém suas atividades regularmente, reforçando sua missão de servir à sociedade e ao Estado por meio da distribuição da justiça”, diz trecho.

Os dois desembargadores do TJMT, alvos da operação, foram afastados do cargo no dia 1º de agosto deste ano pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), após a descoberta de que os dois mantinham uma amizade íntima com o advogado Roberto Zampieri (56), morto a tiros em 5 de dezembro de 2023 na capital de MT.

Conforme as investigações, os dois teriam recebido vantagens financeiras indevidas e presentes de alto valor para proferirem sentenças de acordo com os interesses de Zampieri. Além disso, mensagens extraídas por peritos do celular do jurista morto apontaram que os três mantinham de fato um relacionamento bem próximo, falando até mesmo sobre assuntos do dia a dia, como futebol e troca de memes.

A OPERAÇÃO

O nome da operação (Sisamnes) faz menção a um episódio da mitologia persa do século VI a.C., durante o reinado de Cambises II, que narra a história do juiz Sisamnes (ou “Sisamenes”), que teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.

Assim que descobriu a verdade, Cambises II ordenou que o juiz fosse esfolado e tivesse sua pele inteiramente retirada. Em seguida, recobriu a cadeira da Justiça Persa com essa pele, e em seguida nomeou o filho de Sisamnes, Otanes, como novo juiz, e disse a ele para se lembrar sobre o quê estava sentado quando julgasse qualquer causa e não agisse como seu pai.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia