Cuiabá, 01 de Junho de 2020

POLÍTICA
Sexta-feira, 03 de Abril de 2020, 16h:32

NOVA CAMPANHA

Governo torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em todo o Estado

Euziany Teodoro
Única News

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes anunciou que o uso de máscaras de proteção será obrigatório, a partir do dia 13 de abril, em todo o território mato-grossense. Em coletiva online nesta sexta-feira (3), lançou a campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”, incentivando o uso das máscaras, que podem ser feitas em casa, como nova forma de combate ao avanço do Coronavírus no Estado.

Empresas privadas públicas e privadas terão a obrigação de incentivar o uso das máscaras a seus colaboradores.

“Vamos circular um decreto que institui esse programa hoje e traz algumas recomendações e, ao mesmo tempo, determina que empresas públicas e privadas terão até o dia 12 de abril o dever de incentivar seus colaboradores servidores e clientes ao uso da máscara”, explicou o governador.

Durante a transmissão, o Governo apresentou a campanha que vai rodar os veículos de comunicação, e também um tutorial sobre como costurar a própria máscara, de forma artesanal.

“Queremos salvar quantas vidas forem impossíveis e não estamos medindo nenhum tipo de esforço ou investimento para que isso aconteça, mas precisamos da colaboração de todos vocês para que não aconteça aqui em Mato Grosso o que já acontece em alguns lugares do Brasil e em parte dos países ao redor do mundo. Se todos nós usarmos a máscara, tenho certeza de que será uma grande ação para diminuir a cadeia de transmissão do coronavírus”, disse.

Há uma semana, o governador havia “relaxado” as medidas restritivas contra o COVID-19 no Estado, liberando a maioria das atividades comerciais, conforme orientou o presidente ds república, Jair Bolsonaro, em pronunciamento oficial. Mendes chegou a fazer transmissão ao vivo sem o uso de máscaras, apenas mantendo a distancia de 1,5m dos secretários que o acompanhavam.

Hoje, o chefe do Executivo mato-grossense decidiu seguir os conselhos do ministro da Saúde, Henrique Mandetta.

“Está comprovado por estudos científicos e ontem o ministro Mandetta fez um pronunciamento falando sobre isso, do quanto o uso da máscara pode ajudar para combater a propagação do vírus”.

Se o vírus é transmitido através da saliva, da mucosa, quando a gente está conversando com alguém, mesmo que invisivelmente pequenas gotículas de saliva podem ser expelidas. Isso pode ser projetado sobre a mesa, sobre uma superfície, aí vem alguém desavisado coloca a mão e ele começa a ampliar uma cadeia de transmissão. Se você coloca a máscara, impede a cadeia de transmissão”, concluiu.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE