Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 07 de Abril de 2020, 17:17 - A | A

07 de Abril de 2020, 17h:17 - A | A

POLÍTICA / CRISE DIPLOMÁTICA

Blairo critica tratamento que membros do Governo têm dispensado à China: ‘besteiras’

Euziany Teodoro
Única News



O ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ex-senador e ex-governador do Mato Grosso, criticou a forma como membros do Governo Federal, especialmente o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro, têm tratado a China.

Para Blairo, que visitou o país várias vezes enquanto ocupava o cargo de ministro, “essas besteiras, conversas desconexas e irresponsáveis ditas por pessoas do nosso Governo, prejudicam as relações comerciais”.

“Ao longo dos 2 anos e 7 meses em que fui Ministro da Agricultura, estive por várias vezes em missão comercial na China e pude aprender e respeitar seus costumes. Por essa razão, eu diria que essas besteiras, conversas desconexas e irresponsável ditas por pessoas do nosso Governo, prejudicam as relações comerciais, o relacionamento e os laços de confiança que ambos governos buscam construir ao longo dos tempos”, escreveu Maggi, em suas redes sociais.

Weintraub e Eduardo Bolsonaro têm feito reiterados ataques ao governo chinês, responsabilizando-os pela pandemia do novo Coronavírus e gerando uma crise diplomática que pode estremecer a relação comercial entre os dois países.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com um saldo comercial de US$ 21.45 bilhões em 2019. A china é a consumidora de 35% de todas as exportações do agronegócio brasileiro. Recentemente, o país anunciou que passará a comprar soja dos Estados Unidos.

A Embaixada da China no Brasil respondeu às provocações e exigiu um pedido de desculpas. “Instamos que alguns indivíduos do Brasil corrijam imediatamente os seus erros cometidos e parem com acusações infundadas contra a China”, diz nota divulgada.

Blairo Maggi, em sua publicação, também pede respeito. “O povo chinês tem um orgulho justificado da sua cultura e do potencial que seu país alcançou. Eles prezam pela formalidade, a amizade e o bom diálogo. Nós brasileiros, sobretudo as nossas autoridades, devemos entender e respeitar isso!”

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia