Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 17:33 - A | A

23 de Dezembro de 2023, 17h:33 - A | A

POLÍTICA / QUEBRA DE DECORO

PT entra com representação contra Abílio e mais 4 deputados por ofensas a Lula

Representação ocorre após episódio onde deputados de oposição cantaram “o ladrão chegou” para hostilizar Lula durante ida à Câmara dos Deputados.

Ari Miranda
Única News



Reprodução/Câmara dos Deputados

ABÍLIO.jpg

 

A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou com cinco representações por quebra de decoro parlamentar, contra os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Messias Donato (Republicanos-ES), Gustavo Gayer (PL-GO) Maurício Bedin Marcon (Podemos-RS) e o deputado federal mato-grossense, Abílio Brunini (PL).

As ações, protocoladas nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/12) e individualizadas por parlamentares, pedem que as representações sejam recebidas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e sejam encaminhadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

As representações ocorrem após um episódio protagonizado pelos deputados da oposição na última quarta-feira (20), no plenário da Câmara, durante sessão para promulgação da constitucional da Reforma Tributária, que contou com a presença do ministro da Economia, Fernando Haddad e do presidente Lula (PT), que acabou hostilizado por representantes da direita, que puxaram um coro com a citação “o ladrão chegou”.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

“As agressões dirigidas ao Presidente da República e aos seus Ministros, da forma como ocorreram, bem como a intervenção direcionada a um deputado federal que registrava os comportamentos indecorosos, representam o amesquinhamento de parte do Parlamento, cujo grupo, restrito, mas ruidoso, parece não ter compreendido o significado da pluralidade democrática e da convivência com a diversidade política vigente em nossa sociedade, onde as contendas devem ficar no campo do diálogo e do debate de ideias”, disse o PT no documento.

A representação justifica que, agindo dessa forma os deputados repsresentados quebraram o decoro parlamentar.

As representações contra Abílio, Nikolas e os demais deputados de oposição foram assinadas pela presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e o líder do partido na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR). Segundo informações, nos próximos dias, outros parlamentares de dreita serão igualmente acionados no Conselho de Ética da Casa Parlamentar.

“Esperamos que as iniciativas que estamos tomando junto ao Conselho de Ética resultem em medidas mais energéticas, mais duradouras, que possam mudar o ambiente da Câmara dos Deputados”, pontuou Zeca Dirceu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia