Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020, 18:15 - A | A

17 de Setembro de 2020, 18h:15 - A | A

POLÍTICA / ELEIÇÕES 2020

Partidos têm até 26 de setembro para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral

Claryssa Amorim
Única News



Depois de realizadas as convenções partidárias, que homologaram os candidatos às prefeituras, câmaras municipais, e excepcionalmente ao Senado, em Mato Grosso, os partidos têm até 26 de setembro para fazer o registro dos candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Definidas as coligações e candidatos, novos prazos eleitorais estão abertos a partir de agora.

Depois do registro das candidaturas, outro passo importante esperado pelos candidatos é a permissão para realização de comícios, material gráfico, carreatas, divulgação paga na mídia e realização de enquetes. Todos estarão permitidos a partir do dia 27 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita, nas emissoras de rádio e televisão relativa ao primeiro turno, inicia no dia 9 de outubro e deve encerrar no dia 12 de novembro.

Também existem proibições para o jornalismo. Já a partir desta quinta-feira (17), emissoras de rádio e de televisão, estão proibidos, em sua programação normal e noticiários, de:

I - transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
II – veicular propaganda política;
III – dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação;
IV – veicular ou divulgar, mesmo que dissimuladamente, filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos; e
V – divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

Candidatos

Os candidatos para a Prefeitura de Cuiabá são: Emanuel Pinheiro (MDB), Roberto França (Patriota), Gisela Simona (Pros), Abílio Junior (Podemos), Julier Sebastião (PT), Paulo Grando (Novo), Aécio Rodrigues (PSL) e Gilberto Lopes (PSOL).

Para o Senado Federal são: Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB), José Medeiros (Podemos), Coronel Rúbia Fernanda (Patriota), Valdir Barranco (PT), Elizeu Nascimento (PSL), Pedro Taques (SD), Euclides Ribeiro (Avante), Procurador Mauro (PSOL), Reinaldo Morais (PSC) e Feliciano Azuaga (Novo).

As eleições do 1º turno estão marcadas para o dia 15 de novembro, no domingo, a partir das 8h e encerra às 17h. Caso houver segundo turno, está marcado para o dia 29 de novembro, no mesmo horário.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia