Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020, 09:14 - A | A

23 de Setembro de 2020, 09h:14 - A | A

POLÍTICA / "IRRESPONSABILIDADE"

Nilson Leitão diz que falta planejamento de prevenção às queimadas no Pantanal

Única News
Da redação



O ex-deputado federal e candidato ao Senado este ano, Nilson Leitão, comentou que não existe planejamento do Governo de Mato Grosso para o combate e a percepção das queimadas no Pantanal mato-grossense. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 33% do Pantanal foi perdido com as chamas.

Para evitar que o desastre ambiental se repita nos próximos anos, Nilson Leitão (PSDB), candidato ao Senado Federal, acredita no diálogo e no planejamento que serão as principais ferramentas de prevenção.

De acordo com Leitão, a legislação sobre o Pantanal é conflitante visto que o pantaneiro não possui autonomia necessária, mesmo sendo ele quem preserva a natureza. Assim processos que poderiam ser simples acabam sendo engessados, resultando em insegurança jurídica. Por outro lado, as contradições entre os governos não contribuem para a efetividade das ações no combate às chamas.

"É justamente por não fazer o que é preciso ser feito periodicamente que vemos acontecer o que está acontecendo no Pantanal. Você cria ali um paiol pronto para pegar fogo. É impressionante a irresponsabilidade da nossa legislação, tanto estadual quanto federal”, afirma.

Segundo o candidato, o licenciamento ambiental, apesar das recentes mudanças, ainda precisa ser debatido e aperfeiçoado.

Nilson Leitão acredita que o tema seja polêmico, é imprescindível debater de maneira honesta a situação do Pantanal, para que propostas eficazes possam surgir.

"Da mesma forma que você precisa ter um planejamento para o período de chuva para escoar um produto, você precisa ter um planejamento para a época de seca, ter o trabalho de prevenção. Mas tudo se enrosca nas nossas leis. A nossa legislação deixa o pantaneiro refém e isso é muito grave”, relata. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia