Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 03 de Julho de 2020, 16:17 - A | A

03 de Julho de 2020, 16h:17 - A | A

POLÍTICA / VEJA ONDE SERÃO OS LEITOS

Mendes anuncia 94 leitos novos de UTI na Baixada Cuiabana e interior

Euziany Teodoro
Única News



O governador Mauro Mendes anunciou a abertura de 94 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19 até o final de julho. Só na Baixada Cuiabana, serão 50 novas vagas, 20 na Santa Casa, em Cuiabá, e 30 no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. As demais atenderão as outras regiões do Estado. Além dos leitos de UTI, ainda serão entregues 20 leitos de enfermaria.

Além dos novos leitos, o Estado também vai pagar pelo custeio de outras 159 UTIs, nos locais em que os municípios se comprometeram a disponibilizar os leitos. Portanto, serão, no total, 273 novos leitos: 94 leitos de UTI totalmente novos, 159 sendo custeados e 20 leitos novos de enfermaria (veja a lista completa na tabela ao final da matéria).

“Nesta parceria do Governo do Estado com o município, os municípios estão tomando as providências e o Governo está dizendo: ‘nós pagamos a conta. São R$ 2 mil por leito de UTI, por dia, que vai custar ao Governo. A gente banca essa conta junto com o Governo Federal”, afirmou Mendes, em entrevista à TV Centro América, nesta sexta-feira (3).

De acordo com Mauro Mendes, o trabalho para ampliar a capacidade de leitos no estado, de forma a atender aos casos de coronavírus, foi iniciado já no início da pandemia, em março.

“Assumimos compromissos em várias cidades, mas estamos com dificuldade de encontrar gente, mas vamos abrir. Os equipamentos estão chegando e, assim, vamos fazer em várias cidades do interior, em parceria com as prefeituras. O governo sozinho não tem pernas. Tem que ser essa parceria”, disse.

Ainda na entrevista, Mendes falou da dificuldade para a contratação de equipes de saúde para que as UTIs possam funcionar.

“O nosso maior problema hoje é a dificuldade de contratação de pessoal. Colocamos um edital público para chamar 50 médicos, 300 enfermeiros, maqueiros, assistentes sociais e estamos tendo dificuldade para encontrar. Subimos o preço, elevamos o patamar salarial e demos ampla publicidade a isso. Estamos fazendo todo o esforço possível”, reforçou.

O governador também orientou a população a procurar ajuda médica já nos primeiros sintomas de covid-19, atitude que tem salvado muitas vidas.

Mendes registrou que o Governo do Estado está comprando medicamentos para distribuir aos municípios, de forma a possibilitar que os pacientes, assim que diagnosticados, possam receber a medicação adequada e tratar a doença já no início, aumentando as chances de cura.

“Hoje muitas pessoas ficam em casa, ignoram os sintomas e aí só quando está grave é que procuram o hospital. Quando chega, já está com o pulmão comprometido e aí é muito tarde, e lamentamos muito. Por isso a importância do tratamento precoce”, explicou.

SES-MT

Tabela novos leitos 03.07

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia