Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 16 de Julho de 2020, 11:10 - A | A

16 de Julho de 2020, 11h:10 - A | A

POLÍTICA / PLATAFORMA VIRTUAL

Lei garante que familiares recebam informação de paciente internado por WhatsApp

Claryssa Amorim
Única News



As pessoas que tiverem familiares internados em hospitais de Mato Grosso com Covid-19, terão o direito de ter informações por atendimento virtual. A Lei 11.168/2020, aprovada na Assembleia Legislativa, vale tanto para a rede estadual, quanto a privada.

A lei, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), garante a informação virtual dos médicos aos familiares, além do acolhimento da família com o paciente.

“Ao receber os pacientes em suas enfermarias ou UTIs, estas instituições de saúde devem providenciar, já na entrada do paciente, um formulário que contenha dados de ao menos um familiar ou pessoa próxima capaz de receber informações sobre o estado de saúde do paciente”, explicou o deputado.

A lei determina ainda que, caso o paciente não esteja consciente, por exemplo, no momento que dar entrada na unidade hospitalar e não consiga informar o contato de um familiar, a assistência social do hospital deverá imediatamente buscar seu paradeiro.

Segundo a lei, as informações sobre os pacientes podem ser enviadas por aplicativo de mensagens, o WhatsApp, e em formato de áudio. Valdir Barranco explica que isso facilitará às pessoas que possuírem dificuldade para ler. Caso o familiar não possua a plataforma de mensagem, as informações deverão ser encaminhadas por e-mail ou qualquer outra via de comunicação.

A nova forma de comunicação poderá ser usada também no caso de morte dos pacientes internados. A mensagem deve ainda informar a causa da morte e os procedimentos necessários para a liberação do corpo.

Os hospitais estão proibidos de encaminhar ou disseminar estas mensagens sobre o estado de saúde dos pacientes para qualquer outra pessoa que não esteja cadastrada.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia