Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020, 16:29 - A | A

05 de Agosto de 2020, 16h:29 - A | A

POLÍTICA / PROPAGANDA ELEITORAL

Justiça manda Binotti retirar vídeo de Facebook fazendo 'promoção pessoal'

Claryssa Amorim
Única News



A Justiça de Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá) determinou que o prefeito Luiz Binotti (PSD) retire um vídeo publicado no perfil da Prefeitura do município, pois houve “promoção pessoal”, podendo ser considerada propaganda eleitoral irregular. A decisão é do juiz eleitoral Cristiano dos Santos Fialho, da 21ª Zona Eleitoral da cidade.

Caso a ordem não seja cumprida, o magistrado impôs aplicação de multa diária de R$ 1 mil até R$ 100 mil.

Os partidos PSL, PSDB e PPS tiveram conhecimento do vídeo e ingressaram com uma representação na Justiça, denunciado a propaganda eleitoral antecipada. Os partidos estão sendo representados pelo advogado Rodrigo Cyrineu.

No vídeo levado à Justiça, está o título “Live Lucas 32 anos” e foi publicado na rede social oficial da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, no Facebook. Segundo o magistrado, no vídeo ficou clara a promoção pessoal do prefeito Binotti.

Ao analisar o processo, o juiz cita que o vereador Marcos Manoel Barbosa aparece no vídeo, dando um pequeno discurso dizendo que faz parte da atual gestão, como se fossem um “timaço” e ainda avisou à população que existem várias obras em andamento. Para o magistrado, o intuito é “promocional”.

Sendo assim, o juiz eleitoral determinou a exclusão do vídeo em até 24 horas do Facebook e proibiu novas publicações com o mesmo tipo de conteúdo.

"Considero, portanto, em um juízo de cognição sumária, que está caracterizada a promoção pessoal dos candidatos, sendo o bastante para se enquadrar como propaganda eleitoral irregular, independentemente de o seu conteúdo trazer pedido explícito de votos", citou o magistrado.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia