Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020, 12:23 - A | A

28 de Agosto de 2020, 12h:23 - A | A

POLÍTICA / FOGO CONTINUA

Fagundes cobra ajuda internacional para 'salvar o Pantanal' das queimadas

Única News
Da redação



O senador Wellington Fagundes (PL-MT) se reuniu com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Eduardo Fortunato, para cobrar ajudar internacional para “salvar o Pantanal”. Já são quase 1 milhão de hectares do Pantanal em Mato Grosso devastados, afetando a biodiversidade do bioma.

Fagundes cobra do Ibama, a criação de um programa federal de apoio às atividades na região com maior planície alagável do mundo. Além de estar localizado em Mato Grosso, o Pantanal se estende a Mato Grosso do Sul, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dos 15 milhões de hectares no Brasil, 1,9 milhão já foram atingidos pelo fogo este ano. E que em apenas um mês, foram 380 mil hectares atingidos por incêndios florestais.

“O Pantanal é um patrimônio da humanidade. É assim que devemos tratar. Temos inclusive que buscar ajuda internacional para preservar essa área importante para o mundo”, disse o senador.

Fagundes cobrou do Ibama, como principal órgão do Ministério do Meio Ambiente, um estudo conjunto sobre as ocorrências no Pantanal. Segundo ele, somente com pesquisas aprofundadas, será possível “livrar” o Pantanal de acontecimentos como agora. E com isso, também incentivar a prática do turismo, considerado gerador de fonte de renda e emprego.

A situação no Pantanal é considerada a mais crítica dos últimos 22 anos. Não há previsão de chuva para os próximos dias – o que aumenta ainda mais a possibilidade de que o fogo avance sobre a planíciie seca.

O combate aos incêndios florestais está sendo feito por equipes do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman), Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Marinha, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Secretaria de Meio Ambiente, Polo Socioambiental Sesc Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pousadeiros e pantaneiros também se juntaram à força-tarefa.

Na operação, estão sendo utilizados um avião Super Cougar (UH-15) da Marinha do Brasil, um Black Hawk (H-60) da FAB, duas aeronaves Air Tractor do Corpo de Bombeiros. Também estão ajudando no combate aos incêndios aeronave do Sesc Pantanal, camionetes, vans, caminhões pipas, quadriciclos, abafadores, bombas costais, sopradores e Unidade de Resgate Móvel.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia