Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍCIA Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 17:10 - A | A

22 de Abril de 2024, 17h:10 - A | A

POLÍCIA / RACISMO NO FUTEBOL

Polícia abre inquérito contra torcedor que xingou árbitro de "macaco" no Dutrinha

Denúncias podem ser feitas anonimamente e poderão auxiliar na identificação do torcedor envolvido no crime

Ari Miranda
Única News



Após a polêmica envolvendo um caso de racismo contra o árbitro de futebol Pedro Henrique Pio de Jesus (33), vítima de ofensas racistas durante partida entre o time feminino do Mixto Esporte Clube e a equipe do Bahia, no Estádio Dutrinha, neste domingo (21), a Delegacia do Torcedor instaurou um inquérito nesta segunda-feira (22), para investigar o torcedor mixtense que xingou o árbitro de "macaco", durante a rodada Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A2.

A investigação busca apurar suposta prática de racismo por parte do torcedor da equipe do Mixto, filmado por um outro torcedor da própria equipe, chamando o árbitro de “macaco desgraçado”, configurando crime de injúria racial.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

Segundo o delegado Rogério Ferreira, a Polícia Civil está atenta a qualquer tipo de situação que possa causar tumulto e brigas nos estádios, assim como a prática de atos de racismo em grandes eventos.

"A Polícia Civil repudia todo tipo de ação ou de omissão racista ou discriminatória, assim como outras situações possam provocar tumulto ou incitar a violência dentro do estádio. Todos os fatos serão apurados com rigor", disse o delegado.

(Foto: Reprodução/Internet)

torcedor racista.jpg

No vídeo, torcedor aparece xingando juiz da partida de "macaco desgraçado".

O CASO

Segundo informado pelo juiz no relatório da partida, o torcedor estava na arquibancada junto da torcida alvinegra e vestia camisa e boné do clube. Testemunhas presenciaram o momento em que ele xinga Pedro Henrique de “macaco”.

“Informo que após o termino do jogo, recebi o vídeo [...], onde no intervalo do jogo, [...] um torcedor com a camiseta da equipe do Mixto, no local destinado à torcida do Mixto, proferiu vociferando as seguintes palavras de cunho racista em direção ao árbitro da partida: ‘seu macaco, seu macaco desgraçado, seu macaco’”, relatou o árbitro no relatório da partida.

Pela lei, o crime de injúria racial é equiparado ao crime de racismo e a pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, além de caber multa e ser inafiançável.

DENÚNCIAS

Pessoas que souberem o nome ou informações que possam levar a identificação do torcedor do Mixto que aparece nas imagens proferindo os insultos racistas ao árbitro de Mixto x Bahia podem fazer a denúncia pessoalmente na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), unidade a qual a Delegacia do Torcedor é vinculada, na Avenida Governador Dante Martins de Oliveira, s/nº, antigo CISC Planalto, no bairro Carumbé, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (65) 3613-8923, WhatsApp (65) 98173-0721 ou no e-mail: [email protected]

A população também pode realizar denúncia anônima ligando para o telefone 197 da Polícia Civil ou por meio da Delegacia Virtual, CLICANDO AQUI.

RELEMBRE O CASO: Torcedor do Mixto xinga árbitro de “macaco” durante partida do Brasileirão no Dutrinha

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3