Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍCIA Segunda-feira, 11 de Março de 2024, 11:53 - A | A

11 de Março de 2024, 11h:53 - A | A

POLÍCIA / EM CUIABÁ

PM faz operação para retirar “grileiros” de área invadida no Contorno Leste; Vídeos

Policiais cumprem ordem judicial de reintegração de posse de área invadida há quase 1 ano entre os bairros Dr. Fábio e Osmar Cabral.

Ari Miranda
Única News



Após determinação da Justiça, a Polícia Militar deflagrou na manhã desta segunda-feira (11), uma operação para reintegração de posse de uma área invadida por populares na região do Contorno Leste, entre os bairros Doutor Fábio e Osmar Cabral, em Cuiabá.

A decisão foi assinada pela juíza Adriana Sant’Anna Coningham, da 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário de Cuiabá.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a atuação da PM no local, bem como a presença dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Valdir Barranco (PT) no loteamento, que foi denominado pelo grupo de invasores como "Brasil 21".

VEJA VÍDEOS NO FINAL DESTA MATÉRIA

Segundo informações, 24 famílias residem no local foram retiradas por homens da Polícia Militar e Cavalaria da PM, com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Também estão dando apoio à ação, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá(Semob), Corpo de Bombeiros e Energisa, que realizou a suspensão do fornecimento de energia elétrica para a área ocupada.

EMBATE JURÍDICO

Em setembro do ano passado, Única News noticiou que o local foi alvo de um confronto entre PMs e moradores. A confusão teve início no momento em que equipes da Polícia Militar foram até o local para fazer a reintegração de posse e tampar um poço clandestino, feito pelos moradores da área invadida, momento em que iniciou-se uma discussão entre os moradores e policiais.

Contudo, o primeiro registro da invasão do local foi feito em maio de 2023. De lá para cá, o número de novas famílias no local foi aumentando e vários barracos foram construídos de forma desordenada na região.

Segundo informações repassadas pelas famílias que residem no Brasil 21, a área teria sido repassada pela Prefeitura de Cuiabá a uma empresa, mas estava abandonada há 30 anos.

Moradores alegam que documentos não foram apresentados documentos que comprovem a propriedade da terra e vão recorrer da decisão.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3