Cuiabá, 15 de Agosto de 2020

POLÍCIA
Quarta-feira, 01 de Julho de 2020, 17h:09

NO NORTE DE MT

PF, Ibama e Exército deflagram operação contra extração ilegal de ouro

Única News
Da Redação

(Foto: PF-MT)

A Polícia Federal de Sinop (a 500 km de Cuiabá), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e apoio aéreo do Exército Brasileiro, deflagrou a Operação Solea para combater a extração ilegal de ouro na região de Novo Mundo (a 291 km de Sinop).

As ações tiveram início nessa terça-feira (30) e devem ser concluídas no final da tarde desta quarta-feira (1º). Segundo informações, a ação abrangeu uma área de aproximadamente 450 hectares na região do encontro dos rios Braço Norte e Peixoto.

Foram constadas quatro frentes de lavra de grandes dimensões em meio à floresta, operando com máquinas de grande porte, sendo cinco escavadeiras hidráulicas e quatro tratores de esteira.

Danos ambientais graves, como desmatamento e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APP), também foram registrados, incluindo destruição de igarapés e nascentes, além do uso não autorizado de mercúrio na depuração do ouro.

As equipes de policiais conseguiram identificar os responsáveis pelos delitos, efetuando prisão em flagrante e realizando perícia para quantificar os danos ambientais.

O Ibama autuou os responsáveis pelas infrações, apreendendo o maquinário utilizado nos delitos, além de vários conjuntos moto bomba e milhares de litros de óleo diesel.

As máquinas apreendidas foram deixadas à disposição de prefeituras da região para uso em benefício das comunidades locais, em apoio às atividades de melhoria da infraestrutura desses municípios.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE