Cuiabá, 26 de Maio de 2024

POLÍCIA Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2021, 17:36 - A | A

27 de Dezembro de 2021, 17h:36 - A | A

POLÍCIA / INTENSIFICAÇÃO NAS INVESTIGAÇÕES

Operação integrada apreende agrotóxicos ilegais em MT

Marcella Magalhães
Única News



  Cerca de 14 toneladas de agrotóxicos ilegais em Mato Grosso foram apreendidas nas últimas semanas. A apreensão faz parte da operação integrada, onde trabalham juntas a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), no combate a comercialização e no transporte de agrotóxicos ilegais no Estado.   Segundo informações da PRF, foram fiscalizados seis locais entre empresas e galpões, resultando na apreensão de 14 toneladas de produtos ilegais.

Entre as irregularidades mais encontradas foram a de agrotóxicos com rótulos que indicavam ser de lotes diferentes, outros produtos de origem desconhecida, de produção fraudulenta e materiais sem nota fiscal.

Em agosto deste ano a Polícia Federal também realizou a Operação Terra envenenada, com objetivo de combater o ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados do Paraguai e da China. O produto entrava no Brasil pelo norte de Mato Grosso.

Na época a Justiça Federal expediu 15 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão, que foram cumpridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, todas em Mato Grosso, além de São Paulo, Campo Grande (MS) e Terra Roxa (PR). E através de nota, a PF informou que a investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

“Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos nesta data. Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares”, informou a PF.  

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3