Paulo CappelliAugusto Tenório
Metrópoles
Feita após as eleições municipais, a Pesquisa Eleitoral Ágili mostra o panorama para as próximas disputas majoritárias no Paraná. A um ano e dez meses das eleições gerais de 2026, o senador Sergio Moro (União) aparece como favorito para a disputa pelo governo do estado. Para o Senado, o atual governador Ratinho Júnior (PSD) garantiria uma das duas vagas em todos os cenários testados pelo levantamento.
Considerando-se a pesquisa estimulada (quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados), Sergio Moro mantém mais de 30% de intenção de voto em todos os cenários. O ex-juiz da Lava Jato foi eleito senador no estado em 2022, com 33,5% dos votos.
No primeiro cenário testado pela pesquisa, Sergio Moro tem 34% de intenção de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito de Curitiba, que deixará o cargo em janeiro, Rafael Greca (PSD), que tem 18,70%. Em terceiro lugar aparece o ex-deputado bolsonarista Paulo Martins (PL), com 15,5%. Em quarto lugar está Ênio Verri, indicado pelo presidente Lula à direção de Itaipu, com 6,6%. Nesse caso, 18,7% dos entrevistados não votariam em nenhum deles, enquanto 6.5% não sabem ou não responderam.
No segundo cenário, sem Greca, Sergio Moro (União) lidera com 36,10% das intenções de voto, seguido por Paulo Martins, que tem 18%. Em terceiro lugar aparece o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), com 9,2%, e Ênio Verri (PT), com 6,9%. Nessa configuração, 22,5% dos entrevistados dizem que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 7,4% não sabem ou não responderam. Continue lendo em Metrópoles