Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Domingo, 29 de Novembro de 2020, 17h:21

TRE registra 9 crimes eleitorais; três foram presos com dinheiro e planilha de votos

Elloise Guedes
Única News

(Foto: TRE-MT)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso transmitiu o último boletim virtual antes do fechamento das urnas, às 17h, em Cuiabá. Até o último momento, houve mais dois registros de boca de urna. Três pessoas foram presas na ação pelo crime.

O primeiro crime de boca de urna e transporte irregular de eleitores aconteceu na Escola Padre Ernesto no Bairro do Jardim Paulista. Com os três suspeitos foram apreendidos R$ 538 em espécie, “santinhos”, cartaz e adesivos dos candidatos Emanuel Pinheiro e Chico 2000, além de uma planilha de conferência de votos.

Um outro caso registrado, foi também de transporte irregular de eleitores. O suspeito foi identificado como, Adriano Pereira Ogeda - Fiscal do Partido MDB. Ele foi flagrado por testemunhas transportando eleitores, com veículo adesivado com a indicação do candidato Emanuel Pinheiro. Todos os suspeitos foram conduzidos para o cadeião, localizado na Avenida do CPA.

O Diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, fez uma avaliação positiva em relação ao dia de votação do segundo turno e a classificou como, 'um segundo turno bem tranquilo'.

Apesar da avaliação positiva, além das 9 ocorrências de crimes eleitorais, houve 13 problemas com urnas eletrônicas e sete que precisaram ser substituídas. Os problemas foram resolvidos rapidamente.

A apuração dos votos está prevista para terminar ás 19h, segundo afirmou o diretor Mauro Sérgio. "A transmissão chamada mais rápida, que é feita dos próprios locais de votação, o JE conect, foi aumentada para o segundo turno. Temos 130 pontos espalhados na cidade, para uma transmissão mais rápida dessa apuração dos resultados. No máximo ás 19h tem toda apuração concluída", disse.

Mauro Sérgio ainda agradeceu a imprensa e a todos os envolvidos nas eleições 2020. "Chegamos graças a Deus na reta final, foi um ano complicado com essa pandemia, mas com parceria e dedicação conseguimos vencer essa etapa. Quero agradecer a todos os envolvidos", finalizou.

A apuração e totalização dos votos será realizada nas dependências do Tribunal. Vinte policiais militares cuidarão da segurança da sede do TRE e também da Casa da Democracia